Pular para o conteúdo

Saúde promove ações de prevenção na comemoração de 31 anos do Parque Villa Lobos

A Secretaria de Estado da Saúde participa da comemoração de aniversário do Parque Villa Lobos, na zona oeste de São Paulo, neste sábado, 13 de abril, com diversas ações de prevenção.

A iniciativa é promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, e engloba diversas atividades foram preparadas para frequentadores do local.

O Programa Estadual de Tabagismo, ligado ao Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), vai realizar testes de Fagerstron (avalia o nível de dependência química à nicótica) e de Monoxímetro (avalia o nível de monóxido de carbono circulante no pulmão), das 9h às 14h, próximo à quadra de tênis. Além disso, a equipe dará orientações e, aos que quiserem parar de fumar ou apresentarem resultados alterados dos testes, será dado encaminhamento para tratamento em serviços de referência.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) ofertará doses da vacina contra febre amarela, das 9h às 16h, no Espaço Esplanada. Os interessados devem levar carteira de vacinação e um documento com foto. A vacina é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade. Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os pacientes portadores de HIV positivo e transplantados. Não há indicação de imunização para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade e imunodeprimidos como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide).

Equipes do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids – SP (CRT) estarão no local das 10h às 15h, e vão ofertar 400 testes rápidos de HIV, 14.400 preservativos masculinos, 1.000 preservativos femininos e 4.000 unidades de gel lubrificante. A testagem será realizada por profissionais de saúde e o resultado estará disponível no mesmo dia, de forma totalmente gratuita. Os testes podem ser realizado o ano todo, saiba onde no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/Aids: 0800 162 550.

A Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) estará presente no Anfiteatro, das 9h às 16h, apresentando uma exposição sobre o ciclo biológico do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, profissionais da autarquia participarão do desfile comemorativo com o “esquadrão antidengue”.

“Parabenizamos o Villa Lobos por ser um espaço importante de lazer e hábitos saudáveis na cidade de São Paulo e convidamos a população a aproveitar os serviços de saúde que oferecemos no parque nesta data especial”, declara o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O Parque Villa Lobos está localizado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1655 – Alto de Pinheiros, São Paulo.