Saúde promove maior simulação de resgate da história da Via Dutra

Ação do GRAU, ‘tropa de elite’ do resgate médico paulista, visa planejar eventuais atendimentos de urgência durante o período de romarias na Rodovia Presidente Dutra

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta sexta-feira, 11 de setembro, a maior simulação de resgate e atendimento para eventuais vítimas de acidentes da história da Rodovia Presidente Dutra.

O Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), a ‘tropa de elite’ do resgate médico paulista, firmou uma parceria inédita com a Polícia Rodoviária Federal para interdição da Via Dutra por alguns minutos. Será a primeira vez na história que a rodovia será interditada para um simulado.

A simulação, que começa às 10h00, acontece como preparação para o período de romarias que se iniciou e para o dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando o movimento na Rodovia Dutra se multiplica com milhares de romeiros rumo à Aparecida do Norte.

A pista será interdita para a passagem dos veículos de resgate na altura do km 79, no sentido Rio de Janeiro, próximo ao município de Roseira. Após a chegada dos veículos, a via será liberada e a simulação de atendimento realizada às margens da rodovia, em uma faixa desativada da pista.

A ação será desenvolvida como uma situação real de acidente envolvendo um ônibus com romeiros e um carro, com o número total de vítimas chegando a 35 com os mais variados graus de ferimentos.

O Grau irá simular todo o processo de atendimento às vítimas nessa situação, desde o acionamento das equipes, a chegada ao local, o primeiro atendimento ainda na pista e o transporte dos pacientes para os hospitais de referência da região. Três médicos e quatro enfermeiros do Grau participarão da ação.

Serão disponibilizados dois veículos USA (Unidade de Suporte Médico Avançado) do Grau, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, além da montagem de tendas de Posto Médico Avançado (PMA), onde os pacientes irão passar por uma triagem inicial e os casos mais graves serão levados pelo Águia para o Hospital Regional de Taubaté.

Veículos e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Rodoviária e da CCR NovaDutra também participarão da ação. No total, cerca de 33 viaturas devem estar envolvidas na simulação.

“O simulado é de extrema importância para alinharmos os procedimentos de resgate entre os órgãos participantes da região e nos preparamos para possíveis ocorrências de grande proporções, já que o fluxo de romeiros que viajam para Aparecida do Norte é muito grande nessa época do ano”, afirma a Dra. Maria Cecília Damasceno, coordenadora do Grau.

Uma tenda para imprensa e convidados que queiram acompanhar o simulado será montada próxima ao lugar da ação.