Pular para o conteúdo

Saúde promove megamutirão de testes HIV e sífilis em todo o Estado

Ação a partir da próxima segunda-feira faz parte da campanha Fique Sabendo, que disponibilizará cerca de 200 mil exames rápidos em 2,5 mil unidades de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir da próxima segunda-feira, 25 de novembro, um megamutirão de testes gratuitos para HIV e sífilis em todo o Estado.

O objetivo da campanha Fique Sabendo é incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças sexualmente transmissíveis.

Foram mobilizadas 2,5 mil unidades de saúde em 516 municípios paulistas.  A estimativa é realizar até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, cerca de 200 mil exames, dos quais 100 mil anti-HIV e 100 mil para sífilis.

Na capital a abertura oficial da campanha acontece na segunda-feira na Casa das Rosas, situada na avenida Paulista. Neste dia, as pessoas poderão fazer testagem rápida gratuita para HIV e sífilis. Serão disponibilizados 900 testes. Os resultados sairão em cerca de 30 minutos.

“O exame é simples, rápido e indolor, realizado com privacidade e sigilo. Em ambos os casos, o diagnóstico precoce possibilita tratamento em tempo adequado, evita a transmissão de mãe para filho e a infecção de parceiros”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids.

Em 277 municípios, as unidades de saúde abrirão no sábado e domingo (30/11 e 01/12), para expandir o acesso do exame anti-HIV à população.

Informações sobre as unidades que estão participando da campanha podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids (0800-16-25-50) e no site www.crt.saude.sp.gov.br.

 

Campanha Fique Sabendo – Abertura – Casa das Rosas

Data: 25 de novembro, segunda-f eira

Hora: das 9h às 16h

Local: avenida Paulista, 37