Pular para o conteúdo

Saúde promove mutirão contra o cigarro estação da Luz

Haverá testes de dependência e monoximetria, além de orientações, avaliações e encaminhamentos

 A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta segunda-feira, 31 de agosto, 31 de agosto, a partir das 10h, um mutirão contra o tabagismo na estação da Luz da CPTM.

Coordenada pelo Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), a ação em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), contará com testes para avaliar o grau de dependência dos fumantes e exame de monoximetria, que verifica o nível de monóxido de carbono nos pulmões.

Nos casos de resultados elevados de CO2 as pessoas irão passar por uma avaliação da saúde bucal com dentistas do Cratod e serão encaminhados para tratamento gratuito na rede pública.

A ação ainda contará com a presença de nutricionistas, que fornecerão orientações sobre o “kit fissura” e alimentação saudável para quem quer parar de fumar e também avaliação de massa corporal.

O tabagismo é a primeira causa de morte evitável em todo o mundo. Estudo realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apontou que 80% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço atendidos na unidade são ou já foram tabagistas e que uso do tabaco pode aumentar em 20 vezes as chances de uma pessoa desenvolver tumores.

Quando: Segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Onde: Estação da Luz (CPTM) – rua Cásper Líbero, 649 – Luz

Horário: 10h às 15h