Saúde realiza ação de prevenção do câncer de próstata na estação Brás do Metrô

Saúde realiza ação de prevenção do câncer de próstata na estação Brás do Metrô

Público masculino poderá fazer avaliações de saúde, esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre a doença nesta quarta; atendimento será feito por profissionais do ‘Hospital do Homem’

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), promove nesta quarta-feira, 23 de novembro, ação de conscientização sobre o câncer de próstata, na estação Brás do Metrô.

A iniciativa, que integra as atividades programadas pela pasta para o Novembro Azul, será desenvolvida entre as 9h e 15h, com o objetivo de estimular a prevenção entre a população masculina. Serão ofertados 500 kits para testes de glicemia capilar, medição da pressão arterial, além da distribuição de 1.500 panfletos com dicas de combate à doença (confira os tópicos abaixo).

Também será realizada uma dinâmica com bexigas e vendas nos olhos, por meio da qual o participante poderá compreender, sensorialmente, a diferença entre uma próstata doente e uma saudável.

O atendimento é feito por cinco profissionais de Enfermagem do hospital, num balcão instalado no lado externo da catraca e ao lado da SSO (Sala de Supervisão Operacional).

Na última quarta-feira (16/11), cerca de 500 homens foram atendidos em ação similar.

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, 60% dos pacientes oncológicos atendidos pela unidade chegam em estado avançado. Por isso a importância do diagnóstico precoce.

“A prevenção é a maneira mais eficaz para evitar esse tipo de câncer que afeta a população masculina. Por meio de ações como essa, queremos ajudar os homens a vencerem o preconceito e se prevenirem. Oferecemos serviços pontuais e permanentes com a finalidade de agilizar uma eventual detecção da doença e, consequentemente, o tratamento especializado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Seis passos para a prevenção do câncer de próstata:

  1. Cuide de seu peso com uma alimentação rica em frutas e fibras;
  2. Pratique 30 minutos de atividade física diariamente;
  3. Não fume;
  4. Não abuse de bebidas alcoólicas;
  5. Faça um check-up anual com urologista;
  6. Diminua o consumo de carne vermelha.

COMENTÁRIOS