Saúde realiza mutirão contra o Aedes aegypti em Guarujá e São Vicente

Neste sábado (23), agentes estaduais, municipais e sociedade civil participarão de ações de eliminação de criadouros do mosquito; além de Guarujá e São Vicente, na Baixada Santista, outras 18 cidades integram o projeto-piloto que visa o início da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e as Prefeituras do Guarujá e de São Vicente promovem neste sábado, 23 de janeiro, o primeiro mutirão da campanha paulista “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. No total, cerca de 2 mil profissionais estaduais e municipais participam dos mutirões realizados nas 20 cidades paulistas, neste final de semana.

Contabilizando os efetivos das Prefeituras de Guarujá e de São Vicente da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), cerca de 400 agentes de saúde e de controle de vetores realizarão o trabalho de campo na Baixada Santista. Em São Vicente, um grupo de jipeiros colaborará com a atividade voluntariamente.

No Guarujá, o ponto de encontro das equipes será na Praça 14 Bis, no Distrito Vicente de Carvalho, às 9h00. Já em São Vicente, os participantes se encontrarão na Subprefeitura, localizada na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 211, Jardim Rio Branco, às 8h00.

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Além de Guarujá e São Vicente, integram o piloto os municípios de Franca, Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Bragança Paulista, Sumaré, Campinas, Ourinhos, Miguelópolis, Itatiba, Birigui, Santana do Parnaíba, Santa Cruz da Esperança, Morro Agudo, Tupã, Agudos e Paraguaçu Paulista, São José do Rio Preto e São Paulo. A Prefeitura da capital paulista também promoverá a operação Cata-Bagulho para recolhimento de entulho e materiais inservíveis das ruas.

Campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti

O projeto-piloto iniciado neste final de semana, nas 20 cidades, é ponto de partida para uma grande mobilização prevista para o dia 30 de janeiro, que marca o início da campanha. Cerca de 300 municípios já aderiram ao mutirão que ocorrerá no próximo sábado, 30 de janeiro.

Além do trabalho de campo com agentes municipais, está prevista a colaboração da Polícia Militar e Exército. A partir do dia 30, os oficiais do Exército também auxiliarão, durante a semana, municípios considerados prioritários, do ponto de vista epidemiológico.