Saúde realiza mutirão contra o Aedes aegypti na Baixada Santista

Na sexta (5 de fevereiro), agentes estaduais, municipais e oficiais do Exército participarão de ações de eliminação de criadouros do mosquito em Santos e Guarujá; trabalho integra a campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e as prefeituras de Santos e Guarujá promovem nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, um trabalho de campo para eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Serão mobilizados cerca de 100 profissionais estaduais, municipais e do Exército, que realizarão visitas casa a casa para identificar e eliminar eventuais focos do mosquito. A medida faz parte da campanha paulista “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”.

Em Santos, as equipes se encontrarão na Praça Olímpio, localizada no bairro Marapé. Em Guarujá, o ponto de encontro será no Poupatempo Vicente de Carvalho, localizado na rua Presidente Castelo Branco, 357.

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

No último final de semana (30 e 31 de janeiro), cerca de 250 cidades participaram de um grande mutirão que abrangeu todas as regiões do Estado, mobilizando aproximadamente 15 mil pessoas, entre servidores públicos e sociedade civil. Mutirões também ocorreram no final de semana anterior (23 e 24 de janeiro), em 20 cidades que participaram do projeto piloto da iniciativa.

Durante a semana, oficiais do Exército estão auxiliando no trabalho de campo realizado em municípios considerados prioritários, do ponto de vista epidemiológico.

“O combate ao Aedes aegypti deve ser ininterrupto. Estamos trabalhando com máximo empenho, no intuito de proteger a população contra a dengue, zika e chikungunya. Contamos com apoio dos moradores da Baixada Santista e de todo o Estado para que continuem colaborando com a eliminação dos criadouros em suas casas, e nos auxiliem, por meio do novo site, a identificar locais que necessitam da intervenção da nossa força-tarefa, composta por agentes da Sucen, PMs e oficiais do Exército”, destaca o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Mapa interativo

Desde a segunda-feira, 1º de fevereiro, está em funcionamento um site onde a população pode denunciar focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Trata-se de um mapa interativo que permite que a população colabore com o poder público no combate ao Aedes, indicando pontos onde há evidências da presença do mosquito.

As denúncias serão direcionadas aos gestores das 645 cidades paulistas para que os municípios providenciem ações de eliminação e bloqueio de criadouros nesses locais. Os registros também serão acompanhados por agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, criada em 2015 para monitorar a presença do Aedes aegypti no Estado e a evolução dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito.

O site também permite o acesso a videoaulas com orientações e instruções relacionadas ao mosquito transmissor, à prevenção e proteção contra as doenças transmitidas pelo Aedes. Além disso, estão disponíveis materiais informativos da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, como banners e cartazes.

A ferramenta está disponível no site da Secretaria: http://www.saude.sp.gov.br/.