Saúde realiza mutirão contra o Aedes aegypti na região de Sorocaba

Neste final de semana (30 e 31 de janeiro), agentes estaduais, municipais e sociedade civil participarão de ações de eliminação de criadouros do mosquito em 20 cidades da região de Sorocaba; mutirão ocorre em todo o Estado e cerca de 250 cidades integram a campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e prefeituras de 13 cidades da região Sorocaba promovem no sábado e no domingo (30 e 31 de janeiro), um grande mutirão da campanha paulista “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. Em todo o Estado, serão abrangidas aproximadamente 250 cidades.

No total, estima-se que cerca de 15 mil profissionais estaduais e municipais e cidadãos participarão dos mutirões realizados nesses municípios neste final de semana, colaborando com a atuação dos agentes de saúde e de controle de vetores que realizarão o trabalho de campo. Apenas na região de Sorocaba, a expectativa é de aproximadamente 700 colaboradores.

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

A partir do dia 30, os oficiais do Exército também auxiliarão, durante a semana, municípios considerados prioritários, do ponto de vista epidemiológico.

No último final de semana (23 e 24 de janeiro), um projeto piloto do mutirão foi realizado em 20 cidades: São José do Rio Preto, Guarujá, São Vicente, Franca, Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Bragança Paulista, Sumaré, Campinas, Ourinhos, Miguelópolis, Itatiba, Birigui, Santana do Parnaíba, Santa Cruz da Esperança, Morro Agudo, Tupã, Agudos e Paraguaçu Paulista e São Paulo.

“Organizamos essa grande mobilização, com apoio de municípios e cidadãos, porque apenas com um esforço conjunto e concentrado poderemos combater o Aedes aegypti, com a finalidade de proteger a população contra a dengue, zika e chikungunya. Contamos também com apoio dos paulistas para que prossigam com a eliminação dos criadouros em suas residências, e nos auxiliem, por meio do novo site, a identificar locais que necessitam da intervenção da nossa força-tarefa, composta por agentes da Sucen, PMs e oficiais do Exército”, destaca o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Mapa interativo

Na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro também será lançado um site onde a população poderá denunciar focos de criadouros do mosquito aedes aegypti. Trata-se de um mapa interativo que permitirá que a população colabore com o poder público no combate ao Aedes aegypti, indicando pontos em que há evidências da presença do mosquito.

As denúncias serão direcionadas aos gestores das 645 cidades paulistas para que os municípios providenciem ações de eliminação e bloqueio de criadouros nesses locais. Os registros também serão acompanhados por agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, criada em 2015 para monitorar a presença do Aedes aegypti no Estado e a evolução dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito.

O site também permitirá o acesso a videoaulas com orientações e instruções relacionadas ao mosquito transmissor, à prevenção e proteção contra as doenças transmitidas pelo Aedes. Além disso, estarão disponíveis materiais informativos da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, como banners e cartazes.

A ferramenta estará disponível no site da Secretaria: http://www.saude.sp.gov.br/.