Pular para o conteúdo

Saúde realiza mutirão de testes de HIV e sífilis no Terminal Jabaquara

 

 

O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids- SP, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta quinta-feira (30) ação de testagem para HIV e sífilis. O mutirão acontecerá na plataforma A de ônibus urbano do Terminal Jabaquara, das 9h às 15h30.

Serão ofertados 300 testes para HIV e Sífilis, além de distribuição de 7.200 preservativos masculinos, 1.000 preservativos femininos e 4.000 sachês de gel lubrificante. Estarão envolvidos na atividade 50 profissionais do CRT DST/Aids-SP. Os exames são realizados por profissionais de saúde e o resultado estará disponível no mesmo dia.

Os testes são gratuitos e podem ser realizados em poucos minutos, tendo acesso ao resultado de forma ágil, possibilitando que o paciente com resultado positivo seja encaminhado imediatamente para a referência assistencial. Desse modo, é possível garantir início ao tratamento de forma precoce.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

Além dos testes, a ação também engloba o “Conversarias Sem Tabu”, que consiste em orientações sobre prevenção às IST/HIV/Aids, difusão do conceito de prevenção combinada e, assim escolher as formas de se proteger disponíveis, conforme o momento de vida de cada um.

O teste

Hoje, uma das diretrizes do Programa Estadual de DST/AIDS é a realização/ampliação da testagem nas mais diversas oportunidades, nos serviços de saúde, campanhas e ações extra-muros, com vistas ao diagnóstico precoce.  “O teste anti-HIV é visto hoje como uma ferramenta/estratégia de prevenção e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV; para a realização de acordos entre casais; para indicação da PEP (profilaxia pós-exposição); para o tratamento como prevenção primária; para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco”, ressalta Kalichman.

O teste pode ser realizado o ano todo, em diversos serviços do SUS. A consulta aos pontos de oferta pode ser feita pelo site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 0800 16 25 50