Pular para o conteúdo

Saúde realiza mutirão de testes de HIV no metrô Tatuapé nesta quinta (11)

Nesta quinta-feira (11), até as 15h30, passageiros poderão realizar testagem para HIV, no metro Tatuapé. A Secretaria de Estado da da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento (CRT) de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/Aids-SP, ofertará 300 testes para HIV por fluido oral, além de distribuição de 7.200 preservativos masculinos, 1.000 femininos e 4mil sachês de gel lubrificante.

Foram mobilizados 40 profissionais do CRT DST/Aids-SP para a ação gratuita. Os exames serão realizados por profissionais de saúde e o resultado estará disponível no mesmo dia.“Os testes são gratuitos, confiáveis e não requerem jejum”, declara Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP. “A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, mas em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homossexuais masculinos, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, completa.

A vantagem do teste rápido é que os mesmos podem ser realizados em poucos minutos. Assim possibilita que a população tenha acesso ao seu resultado de forma ágil, no mesmo dia. Caso o teste dê positivo, o paciente pode ser encaminhado imediatamente para a referência assistencial e iniciar ao tratamento de forma precoce. No caso de resultado negativo, a pessoa pode refletir e gerenciar as estratégias de prevenção disponíveis que melhor se adequem ao seu momento e contexto de vida.

Uma das diretrizes do Programa DST/AIDS é a realização e ampliação da testagem nas mais diversas oportunidades. As campanhas e ações extramuros com vistas a diversos locais para testagem, possibilita chegar ao diagnóstico de forma precoce. “O teste anti-HIV é hoje uma ferramenta estratégica de prevenção e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV, realização de acordos entre casais, indicação da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP), tratamento como prevenção primária e para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco”, ressalta Kalichman.

O teste pode ser realizado o ano todo. Mais orientações sobre testagem e serviços podem ser obtidas aqui ou pelo serviço Disque DST/Aids: 0800 162550.