Pular para o conteúdo

Saúde realiza mutirão de testes para HIV no Terminal Jabaquara

Atividades acontecem entre 9h e 16h deste sábado

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, promove neste sábado, 25 de março, das 9h às 16h, um mutirão de testagem para detecção de HIV, no Terminal Metropolitano Jabaquara/Terminal A, localizado na zona sul da capital paulista.

A ação será realizada em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP). Serão ofertados 400 testes rápidos de HIV, além da distribuição de 14 mil preservativos masculinos, 2 mil preservativos femininos e 8 mil sachês de gel lubrificante.

O teste rápido é gratuito, sigiloso e confiável. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos e a privacidade e o sigilo do paciente são garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que possa dar início ao tratamento.

O teste é recomendado para todos os que têm vida sexual ativa. “O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/aids. Além disso a pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente”,  observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

“Apesar dos avanços do tratamento, em 2015, sete pessoas morreram por dia, no estado de São Paulo, em decorrência da aids. De 1985 até 2015, 111.393 pessoas morreram de aids em São Paulo”, ressalta Maria Clara.

 

A testagem no Terminal Metropolitano Jabaquara é parte da Campanha “Fique Sabendo”, promovida anualmente, desde 2008, e tem como objetivo estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste anti-HIV, em especial os grupos mais vulneráveis como os homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, usuários de drogas, entre outros.

O teste está disponível o ano todo em diversos serviços no estado. Para saber onde fazer o teste basta ligar para o Disque DST/Aids, serviço da Secretaria, pelo telefone 0800-16-25 -50.