Pular para o conteúdo

Saúde realiza programação especial contra hepatites no “Julho Amarelo”

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, a Secretaria da Saúde programou uma série de atividades que visam conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C. 

As atividades gratuitas do “Julho Amarelo”, acontecem entre os dias 15 e 31 de julho, na Casa das Rosas, Terminal Metropolitano Jabaquara, Centro de Convenções Rebouças e Palácio do Governo. Serão oferecidos aconselhamento, teste rápido para a hepatite C e atividades de prevenção e esclarecimento para a população.  

Nesta edição, a proposta  envolve testagem para hepatite C focada nos maiores de 40 anos, bem como aconselhamento para todos e encaminhamento para realização de exames e  tratamento se indicado no casos positivos. 

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas. É uma doença invisível e silenciosa. Na maioria das vezes não apresenta sintomas, mas pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte. 

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus. O conhecimento da existência da doença, principalmente nessa população, é o grande desafio, pois essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que estão infectadas, por ser uma doença sem sintomas e de longa evolução. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente. 

Confira a programação:  

15/07 

Evento comemorativo na Casa das Rosas  

Os visitantes vão receber aconselhamento, teste rápido para a hepatite C e atividades de prevenção e esclarecimento. Esse evento é organizado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais em parceria com o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis-IST/HIV/Aids-CCD-SES-SP e conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado. 

Local: Av.Paulista, nº 37 

Horário: 10 às 15 horas 

25/07 

Evento de testagem no Terminal Metropolitano Jabaquara 

Serão oferecidos aconselhamento, teste rápido para a hepatite C e atividades de prevenção e esclarecimento para a população. Esse evento é organizado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais em parceria com o Programa Estadual de IST HIV/Aids, a Sociedade Brasileira de Infectologia e conta com o apoio da EMTU-Secretaria de Transportes Metropolitanos. 

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara- Plataforma A 

Horário: 9h às 15h 

29/07 

Jornada do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais 

Cerca de 200 profissionais das áreas clínica e de saúde pública interessados em hepatites virais para um amplo debate de questões envolvidas em assistência, prevenção e vigilância epidemiológica. Esse evento é organizado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais.  

Local: Centro de Convenções Rebouças- Av. Rebouças, 600 

Horário: 8 às 14 horas 

31/07 

Evento “Julho Amarelo” no Palácio do Governo, oferecendo teste rápido para a hepatite C, aconselhamento, atividades de prevenção e esclarecimentos para os colaboradores. Esse evento é organizado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais em parceria com o Programa Estadual de IST HIV/Aids e os Departamentos Médico e de Recursos Humanos do Palácio do Governo.  

Local: Palácio do Governo, na avenida Morumbi, 4500 – Morumbi, São Paulo 

Horário: 9h às 16h