Pular para o conteúdo

Saúde tem 2ª dia de mutirão de teste rápido de HIV na semana da Parada LGBT

Na semana que antecede a 22ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza um mutirão de testes rápidos para o diagnóstico do HIV no vão livre do Masp (Museu de arte de São Paulo), localizado na avenida Paulista. O objetivo é incentivar o  diagnóstico precoce da  infecção pelo vírus da Aids  e  reduzir o medo e o preconceito em relação ao teste.

Nesta terça-feira, 29 de maio, das 10h às 21h, 60 profissionais do Programa Estadual de DST/Aids continuam mobilizados para realizar a testagem. O mutirão começou na segunda, 28, quando foram realizados 469 testes, e seis pacientes com resultados positivos foram encaminhados para tratamento em serviços de referência, como o próprio CRT DST/Aids.

Para os dois dias de ação, foram disponibilizados dois mil testes rápidos por fluído oral, 30 mil preservativos, 10 mil saches de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos e 10 mil  panfletos com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Aproximadamente metade dos óbitos por  Aids  no Estado estão relacionados ao diagnóstico  tardio   da  infecção. “Todos os dias, 7 paulistas morrem  em   decorrência  da Aids. A testagem é  gratuita e disponível em toda a rede pública de  saúde”, informa Artur Kalichman, coordenador do Programa  Estadual   DST/aids-SP. “É  fundamental  que as  pessoas  com vida sexual ativa façam o teste. Se o resultado for positivo, é importante encaminhá-las para um serviço de saúde para avaliação e acompanhamento médico”, explica.

O teste rápido do HIV por fluido oral  leva aproximadamente 30 minutos para ser realizado e sua eficácia é igual ao teste tradicional. Todo o processo é feito  de forma cautelosa e sigilosa. “O teste por fluido oral  não requer infraestrutura laboratorial, e sua execução, leitura e interpretação são simples”, observa Ivone de Paula, gerente da Área de Prevenção do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Pedro Borges, profissional autônomo da capital paulista, realizou o procedimento e enfatizou a necessidade de esclarecer o quanto o processo é simples. “Achei que doeria, mas o exame foi sem traumas. É interessante saber que evoluímos a ponto de conseguir realizar um autoteste. A população tem de se conscientizar.”

Quanto mais prematuramente for descoberto o vírus, maiores as chances de combater a Aids, como frisa a Dra. Maria Clara Gianna, diretora técnica do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

“Se a pessoa identificar o vírus no momento adequado, vai ser mais simples o tratamento da Aids, e os medicamentos terão efeito maior”, esclarece.

A ação ocorre em parceria com a Aids Healthcare Foundation e a Impuse São Paulo.

Feira da diversidade

No dia 31 de maio, acontece a Feira da diverversidade, que integra a agenda da Semana do Orgulho LGBT de São Paulo. Profissionais do Programa  Estadual DST/Aids-SP estarão no Vale do Anhangabaú para orientar a população sobre a importância da prevenção às DST/Aids. Também serão distribuídos 100 mil preservativos, 12 mil sachês de gel lubrificante e  10 mil folhetos informativos no local.

Para obter mais informações sobre a campanha ou consultar os locais onde é possível fazer o teste rápido, os interessados podem ligar no Disque DST/Aids 0800-16 25 50 ou acessar o site: www.crt.saude.sp.gov.br.