Saúde vocal: saiba como manter a voz saudável

Saúde vocal: saiba como manter a voz saudável

A saúde vocal é tão importante quanto cuidar da saúde física. Cuidar da voz não deve ser uma preocupação apenas para quem trabalha com a fala. A falta de atenção pode gerar consequências que podem ser desde nódulos nas cordas vocais até edemas e lesões na musculatura.

Cinco minutos de exercícios para aquecer e alongar as cordas vocais antes de começar a usá-la é a primeira orientação. São exercícios simples que devem ser repetidos, pelo menos, três vezes por dia. Rotação de cabeça, rotação de língua e a vibração da língua com som já são suficientes.

Ivone Silva, que é telefonista, já criou esse hábito de cuidar da voz antes do trabalho. “Eu faço os exercícios diariamente, e me ajuda porque, ao falar muito, eu sinto a voz cansada”.

Outra recomendação é a hidratação. Beber, pelo menos, um gole de água em curtos intervalos de tempo.  “Ninguém vai para a academia e depois toma um banho gelado ou pula na piscina. A mesma coisa acontece com um copo de água. A gente não deve tomar água gelada enquanto estamos fazendo o uso da voz. Caso contrário, isso causará um trauma. O ideal é que a gente beba um gole de água em temperatura ambiente a cada 15 minutos de uso da voz”, explica a fonoaudióloga Jéssica Toledo. 

O cigarro e a bebida alcoólica também podem ser prejudiciais, como explica a fonoaudióloga Isabela de Castro.“Eles são um dos principais vilões para a voz saudável, porque eles irritam a mucosa e ainda podem causar outras doenças não só para a laringe.

O motoboy Claudinei Pereira não utiliza a voz como ferramenta de trabalho, portanto, não tinha se preocupado em cuidar da voz. “Não tinha me atentado para os cuidados com a voz. Realmente é preciso parar de fumar antes que isso afete não só a voz, como outras partes do meu corpo”, disse.

COMENTÁRIOS