Pular para o conteúdo

Segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia acontece neste domingo

Neste domingo (28), das 9h às 13h, cerca de oito mil alunos realizarão a prova da segunda fase da XV Olimpíada Brasileira de Biologia, competição promovida pelo Instituto Butantan.

A avaliação acontecerá em 120 escolas-sede e tem como objetivo principal convocar os 16 melhores participantes para a capacitação prática no Butantan (3ª etapa).

Na primeira fase, aproximadamente 120 mil alunos fizeram a prova. O conteúdo abordado dessa vez será o mesmo da etapa anterior, porém com maior nível de dificuldade, e envolverá assuntos de diversas áreas da Biologia, como Citologia, Botânica, Zoologia, Genética, Evolução, Ecologia, Etologia, Fisiologia Animal, Biossistemática e Noções de Farmacologia.

Para a coordenadora da Olimpíada Brasileira de Biologia, Sonia de Andrade, a expectativa é de que a prova revele talentos na área. “A prova foi preparada em um alto nível de conhecimento. Por meio dela, poderemos selecionar os verdadeiros talentos da biologia no país,” explica a pesquisadora.

Em 2019, o Butantan coordena pela terceira vez as três etapas da Olimpíada Brasileira de Biologia. No ano passado, o Instituto ajudou o Brasil a conseguir sete medalhas e uma menção honrosa (quando o participante teve um bom resultado, porém não o suficiente para a conquista de uma medalha).

A competição nacional é promovida pelo Instituto Butantan em parceria com o BioRad, Centd (Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares), Cetics (Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Número de participantes aumenta 300%

Na última sexta (22) e sábado (23), cerca de 120 mil alunos de 1.176 municípios participaram da 1ª fase da XV Olimpíada Brasileira de Biologia. Promovida pelo Butantan, a competição foi realizada em 3.223 escolas com o objetivo de agregar conhecimento e incentivar todos os alunos a se interessarem cada vez mais pela biologia.

O número de participantes da Olimpíada neste ano aumentou 300% em relação a 2018, quando 40 mil alunos foram inscritos. A coordenadora da Olimpíada Brasileira de Biologia e pesquisadora do Butantan, Sonia de Andrade, disse que a competição ajuda no desenvolvimento dos alunos e na popularização da biologia.

“A 1ª fase foi um sucesso, nós tivemos uma ampla adesão das escolas e alunos. É muito gratificante ver que a biologia está atingindo um público maior e mais diversificado,” afirma a pesquisadora.

A prova abordou questões básicas da biologia em seu conteúdo, como a citologia, botânica, zoologia, genética e evolução, ecologia, etologia, biossistemática e noções de farmacologia.