Pular para o conteúdo

Semana do Doador reúne 150 pessoas no Hospital de São José dos Campos

Em homenagem ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado dia 27 de setembro, o Hospital Regional de São José dos Campos (HRSJC) realizou a Semana do Doador, com uma programação especial. O evento aconteceu de 24 a 27 de setembro e reuniu cerca de 150 pessoas, entre colaboradores, profissionais de outras instituições e estudantes. No último dia, os participantes contaram com um depoimento emocionante do pai de uma doadora, que relatou como o trabalho da equipe fez a diferença no momento mais difícil que precisaram enfrentar.

Entre os temas abordados, estão “Diagnóstico de Morte Encefálica e a importância do exame complementar”, pela colaboradora do Sistema Estadual de Transplante e médica da unidade, Dra. Anabelli Buani; um relato da “Vivência médica no transplante de fígado”, pelo Dr. André Gustavo Pereira, cirurgião geral do HRSJC; “Aplicação de protocolo de morte encefálica em pacientes pediátricos”, pela Dra. Aline Christine Galdini, da UTI Pediátrica.

A emoção tomou conta da plateia com o depoimento do pai de uma doadora. “Desde o momento que minha filha chegou aqui, foi tratada como uma rainha por vocês. É maravilhoso saber que ela salvou alguém”, declara Idário Silva. Durante todo processo de constatação da morte encefálica, a família recebeu acolhimento e toda informação que precisava, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). “Nós sempre buscamos um sinal de vida e, quando não acontece, respeitamos o tempo da família para tomar a decisão. Agir com transparência é nosso dever”, explica Cíntia Alves, coordenadora da CIHDOTT.

Criada em fevereiro deste ano, a comissão vem desempenhando um trabalho de referência no Vale do Paraíba. Desde então, o hospital teve 11 doadores de córnea e 3 doadores de múltiplos órgãos. “Desde que começamos, as doações permitiram a melhora da qualidade de vida de 42 pessoas”, completa Cíntia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na área de transplantes. Dados da Central de Transplantes do estado de São Paulo apontam que, em 2019, já foram realizados mais de 4 mil transplantes no estado. Segundo informações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, atualmente existem cerca de 34 mil pacientes na lista de espera por um órgão.

Pacientes abraçam a causa e ajudam na confecção de lacinhos para os colaboradores

O mês de setembro é dedicado à Campanha Nacional de Doação de Órgãos, e a cor verde é uma referência ao laço, símbolo mundial da campanha. Pensando nisso, a equipe a Terapia Ocupacional (T.O) levou informação aos pacientes sobre a campanha aderida pelo hospital e sugeriu a confecção de lacinhos verdes para disseminarem a campanha aos colaboradores. Em 3 semanas de atividade, os pacientes fizeram 1.000 lacinhos. “Eles abraçaram a causa e ficaram orgulhosos em ver o trabalho exibido nas roupas dos colaboradores. Com a atividade, exercitaram a coordenação de olhos e mãos, por exemplo, movimentos de pinça fina, rotação de punho, adução e abdução de polegar, sem falar em memória de trabalho, planejamento e execução de tarefas em geral”, explica Talita Vasconcelos, terapeuta ocupacional.