Pular para o conteúdo

Semana do Doador traz balanço positivo para os estoques da Pró-Sangue

A Semana do Doador de 2019, realizada entre os dias 25 e 30 de novembro, trouxe resultados positivos para os estoques da Pró-Sangue. 3.620 candidatos comparecem nas unidades de coleta, resultando em 2.839 doações efetivas.

Com esse balanço, o abastecimento para os hospitais fica garantido pelo menos até o início de dezembro. Isso, no entanto, não quer dizer que a doação de sangue deve parar. Nesta época do ano, com a chegada das festas de final de ano e as férias escolares, a tendência é que ocorra uma queda significativa da coleta de bolsas de sangue.

O bom resultado da Semana se deve graças à adesão massiva de doadores bem como o apoio das marcas ao evento.

Dentre as atrações do posto Clínicas, tivemos a presença dos corais da Pró-Sangue e da Guarda Civil Metropolitana e da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, entre outras atividades musicais e culturais.

A Semana do Doador também contou com o lançamento da campanha #DoeSeuVermelho, desenvolvida pela agência Amper (parceira da Pró-Sangue desde 2005). A ação fez um convite para que as marcas e instituições removessem a cor vermelha de seus logos em prol da causa da doação voluntária de sangue.

#DoeSeuVermelho também contou com um filtro de Instagram para que qualquer um pudesse participar. O filtro, ainda ativo nas redes sociais, detecta automaticamente o vermelho da foto ou vídeo e remove apenas essa cor. Saiba mais.

Como doar

A Pró-Sangue fornece sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo e pede que, sempre que possível, as pessoas prefiram doar sangue de segunda a sexta, quando o tempo de atendimento é menor.

“Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente” explica o diretor-presidente da Fundação, Prof. Dr. Vanderson Rocha.

Para doar basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação. “É muito importante que as pessoas que chegam para doar sangue estejam cientes dos impedimentos temporários e definitivos”, explica a médica hometerapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Esposti.