Semana Estadual de combate ao Aedes Aegypti é lançada em evento na Faculdade de Medicina da USP

A Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti foi lançada nesta segunda-feira (10), durante a cerimônia de abertura do Encontro Estadual com Gestores Municipais, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo e realizada no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Com o tema “Desafios da vigilância e controle das Arboviroses – cenário 2020” o objetivo do evento é reunir gestores municipais para compartilharem experiências, discutirem medidas para controle e prevenção à dengue, zika e chikungunya.

“Uma série de atividades serão realizadas, à distância ou presencialmente, até o Dia D de Combate à Dengue, na sexta-feira (14), para que seja, de fato, um marco na questão do enfrentamento da dengue no Estado”, disse Dr. José Henrique Germann Ferreira, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Germann afirma que a Secretária de Saúde vai acompanhar as atividades da Semana e ressaltou a importância da mobilização e conscientização sobre o tema. “Em janeiro de 2019, foram notificados 24.640 casos de dengue no Estado de São Paulo e 17 óbitos. No mês passado, janeiro de 2020, foram 10.800 casos e 2 mortes. O número reduziu, mas precisamos da ajuda de todos, secretárias municipais, agentes de saúde e toda a população no combate a essa doença”, declarou Germann.

Participaram também do evento: Dra. Lidia Tobias Silveira, Assessora Técnica do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), Dr. Paulo Rossi Menezes, Coordenador da Controladoria do Controle de Doenças (CCD), e o Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP.