Seminário discute transmissão e infecção de HIV na adolescência

A Rede Estadual de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids do Estado de SP denominada Rede de Jovens São Paulo Positivo (RJSP+) irá realizar entres os dias 20 e 23 de setembro o “Seminário Regional de Transmissão Vertical e Infecção de HIV na Adolescência”, em conjunto com as instituições parceiras Rede Latino Americana e Caribenha de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids, Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, Fundação Poder Jovem, Coletivo Amem, GIV- Grupo de Incentivo à Vida  e Associação Civil Anima. O seminário ocorrerá na cidade de São Paulo.

A comissão organizadora do Seminário é composta por adolescentes e jovens, em sua maioria que nasceram com HIV, priorizando a participação de mulheres e representantes das ONGs parceiras. O encontro conta com apoio do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo, através do Centro de Referência e Treinamento – DST/AIDS-SP (CRT-DST/Aids) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Durante este seminário, 70 jovens discutirão a importância da promoção de espaço de acolhimento e escuta para adolescentes e jovens que nasceram com HIV ou se infectaram na infância ou adolescência, promoção de mapeamento dos casos para monitoramento, promoção do diálogo estratégico que tenham por base os efeitos colaterais dos antirretrovirais  e como minimizá-los, estruturação de agenda para a efetivação dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, construção de estratégias de auto cuidado para evitar o adoecimento e óbitos em decorrência aids, construção de proposições para os governos municipais, estaduais e federal afim de subsidiar políticas públicas específicas para esse grupo populacional e construção de carta com demandas e propostas dos jovens participantes para firmar comprometimento das instâncias envolvidas.

Trata-se de um evento com abrangência regional. Em breve, a comissão organizadora publicará a programação, o local do evento e abrirá inscrições para jovens do estado de São Paulo, Rio de Janeiro , Minas Gerais e Espírito Santo. Inscrições limitadas. Outras informações através do e-mail  comissaoseminariotv@gmail.com