Pular para o conteúdo

#SetembroAmarelo: EMTU promove ações de conscientização para a prevenção ao suicídio

A EMTU/SP, empresa ligada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), realizará a partir da próxima semana nove eventos voltados à prevenção ao suicídio em terminais de ônibus metropolitanos do Corredor ABD. As ações fazem parte do Setembro Amarelo, mês voltado a campanhas de conscientização sobre o tema.

As atividades incluirão atendimento psicológico e orientações sobre como prevenir o suicídio. As ações serão realizadas por psicólogos do Núcleo de Especialização em Psicodrama e Sociodrama de Santo André (Nepsar), voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do programa Bem Querer Mulher.

Nesta segunda-feira (2), das 10h às 14h, os passageiros que passarem pelo Terminal Santo André poderão explorar suas emoções por meio de imagens e da análise de suas reações com o auxílio de profissionais do Nepsar. Haverá também um exercício em que o usuário se colocará no lugar de alguém com quem tenha relações conflituosas.

No Terminal Jabaquara, na quarta-feira (4), das 8h às 12h, voluntárias do programa Bem Querer Mulher farão ação focada na conscientização contra a violência doméstica física ou psicológica, que podem levar à depressão, uma das principais causas de suicídio. Após acolhimento e orientação, as vítimas serão encaminhadas para atendimento especializado.

Na quinta-feira (5), das 8h às 12h, o Terminal Jabaquara receberá voluntários do CVV que distribuirão laços amarelos e panfletos sobre a importância de se falar abertamente a respeito da prevenção ao suicídio. A ação acontecerá também, das 10h às 14h, nos dias 9 e 10, no Terminal Santo André, 16 e 17 em São Bernardo, e 24 e 25 em São Mateus.

De acordo com o CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida, a maior parte dos casos atinge a população mais jovem. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio foi a segunda principal causa de morte de jovens em todo o mundo em 2016. No Brasil, estudos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicados em abril deste ano, apontam o crescimento de 24% dos casos de suicídio entre pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos.

Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio – A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a OMS instituíram em 2003 o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, data em que 70 países promovem ações de conscientização. No Brasil, CVV, Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) criariam em 2015 a campanha Setembro Amarelo, em referência à data.