#SetembroAmarelo: “Saúde em Ação” mobiliza estudantes de São Sebastião em campanha de prevenção ao suicídio

#SetembroAmarelo: “Saúde em Ação” mobiliza estudantes de São Sebastião em campanha de prevenção ao suicídio

 O trabalho de integração do programa “Saúde em Ação” no Litoral Norte avança com apoio internacional, estadual e municipal. A consultoria escocesa da “Fundação Internacional de Cuidados Integrados” motivou a prefeitura de São Sebastião a lançar o 1º Concurso de Grêmios Estudantis, com o tema “Cuidando das nossas emoções”.

A iniciativa é um trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde e de Educação do município com o objetivo de incentivar integrantes dos 10 grêmios estudantis do projeto “Jovens em Ação” a criar ações de prevenção ao suicídio, que serão avaliadas por uma comissão técnica pela criatividade, impacto nas escolas e apresentação do trabalho.

No início de setembro, o grupo de consultoras escocesas visitou três das escolas que participam do concurso e trocou experiências com os jovens sobre o que vem sendo feito para prevenir o suicídio no Reino Unido e no Brasil. Além disso, se colocaram à disposição para manter contato e dar suporte aos alunos.

“A construção de uma rede pressupõe que os prédios, sistemas e recursos humanos estejam conectados, e são esses resultados que estamos colhendo no Litoral Norte”, explica a gerente de redes de atenção do “Saúde em Ação”, Fátima Palmeira Bombarda. “Esse diálogo com os jovens sobre a prevenção do suicídio é urgente, e só é possível com a integração entre os serviços”, conclui.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental do município, Carla Brasil, o incentivo dado pelas especialistas da Escócia serviu para impulsionar os projetos. “Os jovens ficaram apaixonados pela abordagem e a possibilidade de conhecer outra realidade. Estão ansiosos pelo próximo encontro”, conta. Para Carla, a iniciativa promovida pelo programa englobando os serviços públicos e os jovens é de grande importância. “O suicídio tem muitos fatores, e trabalhar de forma integrada é fundamental”.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, abaixo apenas dos acidentes de trânsito.

O dado mostra reforça a necessidade de trabalhar a prevenção e promover a saúde mental na juventude para combater o problema. “Os adolescentes conversam melhor entre eles, e essa foi a forma que encontramos para promover a saúde: a partir do olhar do próprio jovem”, complementa Carla.

Antes mesmo do início do concurso, os gremistas já estavam mobilizados. Na Escola Municipal Patricia Viviani, por exemplo, foi feito um painel listando “100 motivos para viver”. Já na Escola Municipal Maria Francisca, mensagens motivacionais foram fixadas nos banheiros.

Os estudantes irão executar seus projetos nas escolas até o dia 4 de outubro. No dia 14 do mesmo mês, os registros dos trabalhos serão entregues para a comissão avaliadora. Entre os dias 7 e 9 de novembro os resultados serão divulgados na Expotec (Exposição Tecnológica, Educacional e Cultural).

As três melhores ideias serão premiadas. O grêmio vencedor irá visitar a exposição “Batman 80” no Memorial da América Latina, em São Paulo.

“Saúde em Ação” no Litoral Norte

O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e investe R$ 826 milhões em 71 municípios do estado de São Paulo, destinados à construção e reforma de UBS, CAPS, AME e hospitais, além de capacitações e consultorias como a que está sendo realizada pela Fundação Internacional de Cuidados Integrados.

No Litoral Norte, o programa está investindo R$ 240 milhões em 15 obras, incluindo o novo Hospital Regional, localizado em Caraguatatuba, que tem entrega prevista para este ano.

Cronograma do concurso:

De 23/09 a 04/10 – Execução da campanha nas escolas/comunidade;

De 7 a 11/10 – Elaboração do documento de registro das ações realizadas (textos, fotos e vídeos);

Dia 14/10 – Entrega oficial do documento na Secretaria de Educação;

De 7 a 9/11 – Divulgação dos resultados na Expotec.

 Escolas participantes:

– EM Cynthia Cliquet – Enseada

– EM Walfrido Maciel – Morro do Abrigo

– EM Maria Francisca – Pontal da Cruz

– EM Henrique Botelho – Vila Amélia

– EM Patricia Viviani – Topolândia

– EM Luiza Helena – Barequeçaba

– EM Edileusa Brasil – Maresias

– EM Antonio Luiz – Boiçucanga

– EM Nair Ribeiro – Juquehy

– EM Sebastiana Costa – Barra do Una

COMENTÁRIOS