Pular para o conteúdo

Simpósio de Oncologia reúne cerca de 700 especialistas em SP

Evento promovido pelo Instituto do Câncer vai abordar o alinhamento dos profissionais do SUS e o desenvolvimento de pesquisas dentro de instituições oncológicas; Encontro acontece nos dias 27 e 28 de outubro

Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), a partir das 8h30, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, realiza a terceira edição do Simpósio Paulista de Oncologia. O evento é uma iniciativa do Comitê Estadual de Referências em Oncologia do Estado de São Paulo, e tem por objetivo promover a integração e o alinhamento técnico-científico dos profissionais envolvidos no tratamento do câncer dentro dos hospitais do Sistema Único de Saúde do Estado.

Com a proposta de conduzir uma reflexão do trabalho realizado nas instituições públicas que tratam câncer em São Paulo, bem como a abordagem, o Simpósio reunirá cerca de 700 profissionais envolvidos na assistência ao paciente oncológico, que desenvolverão agendas para discutir: câncer de mama, câncer de pulmão, câncer gastrintestinal, uro-oncologia, neuro-oncologia, câncer ginecológico, tumores de cabeça e pescoço, sarcomas, oncologia pediátrica e onco-hematologia, além de temas de infectologia e cuidados paliativos. Este ano, o evento também se propõe discutir o desenvolvimento de pesquisas nas instituições oncológicas.

Após a abertura e as sessões plenárias, que abordarão temas de grande impacto no dia a dia dessas instituições, discussões de diferentes temas da oncologia atual passarão a ser conduzidas em sessões multidisciplinares segmentadas por especialidade, simultaneamente.

Para o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff, é importante discutir a terapia integrada em oncologia, que ainda hoje reflete um dos maiores desafios do tratamento do câncer. “Nosso objetivo é que, em um futuro próximo, possamos trabalhar de forma eficiente todos os recursos disponíveis nos diferentes hospitais da rede estadual”, destaca.
Junto ao Icesp, participam da organização do Simpósio mais 15 grandes centros de tratamento oncológico de São Paulo: Hospital de Câncer de Barretos, Hospital Amaral Carvalho de Jaú, Hosp. das Clínicas Fac. De Med. Ribeirão Preto USP – HC/FMRP, Hospital das Clínicas da Fac. De Medicina de Marília – HC/FMM, Hospital de Base de São José do Rio Preto, Hospital Santa Marcelina, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Instituto de Tratamento de Câncer Infantil – Itaci (HC/FMUSP), Instituto de  Oncologia Pediátrica – IOP / Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAACC (Unifesp), Centro Infantil Boldrini, Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), AC Camargo Cancer Center, Hospital Heliópolis e Centro de Referência da Mulher.

O Centro de Convenções Rebouças fica na Avenida Dr. Enéas de Carvalho, 25 – Cerqueira César. A programação completa do Simpósio Paulista de Oncologia está disponível em www.sponco.org.br.