Pular para o conteúdo

Simpósio reúne mais de 600 especialistas em oncologia em SP

Evento promovido pelo Instituto do Câncer vai abordar o diagnóstico precoce e o desenvolvimento técnico-científico dos profissionais do SUS;

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP, realiza o segundo Simpósio Paulista de Oncologia, nos dias 5 e 6 de novembro, entre 8 e 18 horas, no Centro de Convenções Rebouças, localizado na zona oeste da capital. A iniciativa, em parceria com o Comitê Estadual de Referência em Oncologia do Estado de São Paulo, busca incentivar a integração e o desenvolvimento técnico-científico de todos os profissionais envolvidos no tratamento do câncer nos hospitais da rede pública do Estado.

Estarão presentes no evento mais de 300 médicos oncologistas especializados em ginecologia, urologia, aparelho digestivo, cabeça e pescoço, sarcomas, hematologia, pediatria e cuidados paliativos, além de 300 profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia e reabilitação, que participam ativamente de todas as fases de tratamento e cuidado do paciente com câncer. Para abordar com profundidade os diferentes temas da oncologia atual, o evento manteve a sua estrutura com sessões plenárias e módulos multidisciplinares. Assim, dois grandes temas de interesse coletivo (Formação e Pesquisa) serão desenvolvidos dentro das Plenárias, enquanto as Sessões Multidisciplinares (simultâneas) com temas específicos para cada especialidade.

“Nosso principal objetivo é discutir a terapia integrada em oncologia, que ainda hoje reflete um dos maiores desafios do tratamento do câncer. A intenção é que, em um futuro próximo, possamos trabalhar de forma eficiente todos os recursos disponíveis nos diferentes hospitais da rede estadual”, destaca o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

Junto ao Icesp, participam da organização do Simpósio mais 18 grandes centros de tratamento oncológico de São Paulo: Hospital de Câncer de Barretos, Hospital Amaral Carvalho de Jaú, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC/FMRP), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/FMM), Hospital de Base de São José do Rio Preto, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Hospital Santa Marcelina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Tratamento de Câncer Infantil (Itaci), Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Centro Infantil Boldrini, Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), AC Camargo Cancer Center, Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (IAVC), Hospital Pérola Byington e Hospital Heliópolis.

O Centro de Convenções Rebouças fica na Avenida Dr. Enéas de Carvalho, 25 – Cerqueira César. A programação completa do Simpósio Paulista de Oncologia está disponível em www.sponco.org.br.