Pular para o conteúdo

SP amplia frota aérea destinada a resgates médicos

Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar passam a contar com 23 helicópteros para agir em situações de resgate


O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 27 de março, no Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São José dos Campos uma aeronave ao Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), a “tropa de elite” do resgate médico estadual.

Foram investidos R$ 10 milhões para aquisição do veículo, que vai reforçar o atendimento aeromédico e expandir a capacidade de atuação do Grau, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar.

O helicóptero, modelo AS350 B2 Esquilo, será destinado à região São José dos Campos e proximidades. Com isso, os atendimentos aeromédicos terão exclusividade, o que otimizará tanto as ações em saúde quanto as de policiamento.

Esse tipo de aeronave alcança um raio de 60 km em apenas 20 minutos, portanto permite o rápido acesso das equipes de saúde às vitimas, bem como sua transferência para o hospital mais adequado ao tratamento, além de garantir celeridade às transferências inter-hospitalares.

O helicóptero também dispõe de uma tecnologia avançada como o sistema VEMD (Vehicule and Engine Multifunction Display), que permite a visualização dos parâmetros do motor e da aeronave agrupados em tela de cristal liquida e, consequentemente, garante maior facilidade e segurança ao voo. Também possui GPS Garmim 500, que oferece recursos de maior precisão sobre trajetos, além de kits aeromédicos homologados.

Mais de 130 médicos recém concursados foram capacitados para atuar como tripulantes operacionais nessas aeronaves, em conjunto com pilotos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“A ampliação da frota aérea contribui para aprimorar o socorro pré-hospitalar, fundamental para salvar vidas. Além do investimento estrutural, promovemos concurso para ampliar as equipes do Grau e, agora, estamos capacitando nossos profissionais para realizar atendimento aeromédico, com o objetivo de otimizar e qualificar as respostas às urgências e emergências”, ressalta David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.