SP assina convênio com municípios para reforma de 47 clínicas

O governador Geraldo Alckmin recebeu na última quarta-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, prefeitos de 31 municípios do Estado de São Paulo, para assinatura de um convênio que prevê reformas de 47 unidades de saúde. A iniciativa está inserida no Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O valor repassado para as prefeituras é superior a R$ 32 milhões e é voltado para a modernização e ampliação de estrutura e equipamentos. “O Saúde em Ação é o melhor programa. Porque vamos fazendo novas UBS e reformando, com equipamentos novos, informatizado e capacitação de recursos humanos, enfim, um programa para melhor atender a nossa população”, exaltou o governador Alckmin.

As obras previstas na assinatura do convênio incluem UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), distribuídos por cinco regiões do Estado: Região Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Vale do Jurumirim, Itapeva/Sorocaba e Litoral Norte.

“Nós queremos facilitar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) investindo na atenção primária. Essa é uma forma de direcionar a demanda de forma adequada.  O Saúde em Ação é o melhor projeto de saúde pública do país. Ele consegue fazer a integração entre a atenção primária, secundária e terciária”, destaca David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Cidade contempladas e Saúde em Ação

Geraldo Alckmin na assinatura do convênio, junto a David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Cauê Macris, presidente da Alesp, e Ricardo Tardelli, coordenador do programa Saúde em Ação

Fazem parte do convênio as cidades de Águas de Santa Bárbara, Americana, Apiaí, Arandu, Arthur Nogueira, Avaré, Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Itaberá, Itaí, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Itatiba, Juquiá, Nova Campina, Pedreira, Riversul, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá e Ubatuba.

A assinatura é um passo importante para o Programa Saúde em Ação, que vai construir e reformar clínicas e hospitais em mais de 70 municípios e criar uma rede articulada e moderna, com o objetivo de qualificar o atendimento à população.

O programa prevê a construção ou reforma de 161 unidades, incluindo clínicas de saúde, hospitais, ambulatórios de especialidades e CAPS, localizados em cinco regiões do Estado. O investimento total é de R$ 813 milhões, sendo 70% do valor proveniente de empréstimo do BID, com a contrapartida de 30% de recursos do tesouro estadual.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.