SP assina convênio de R$ 54 milhões para custeio do Hospital dos Estivadores

O Governo do Estado assinou na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o novo convênio que destina R$ 54 milhões ao custeio do Complexo Hospitalar dos Estivadores, localizado em Santos.

A finalidade é auxiliar o município na melhoria e ampliação da assistência ofertada pelo ‘Estivadores’ à população da Baixada Santista, graças à ampliação de 22% na base mensal repassada à unidade por meio do convênio anterior.

Este novo convênio de 2019 será pago em 12 parcelas de R$ 4,5 milhões no decorrer do ano, incluindo as parcelas retroativas desde janeiro.

O Governo do Estado já havia investido R$ 25 milhões nas obras do hospital, por meio de repasses feitos pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2018, os recursos destinados pelo Estado para a unidade hospitalar chegaram a R$ 47,2 milhões, somando investimentos e custeio.

“Realizamos todos os esforços para firmar este convênio, respeitando as exigências legais e administrativas, bem como as condições orçamentárias da pasta, para apoiar Santos a manter e melhorar a assistência deste importante hospital para a Baixada”, afirma o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira.

Além dos recursos destinados ao ‘Estivadores’ de Santos, o Governo do Estado também atua para fortalecer a assistência regional, investindo e custeando equipamentos próprios como os hospitais Guilherme Álvaro, Regional de Itanhaém e Emílio Ribas do Guarujá, bem como os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de Santos, Praia Grande e São Vicente, além do PAI de Santos. Por meio de convênios, a pasta destinou, em 2018, R$ 154,8 milhões em auxílios financeiros voluntários a hospitais filantrópicos e Santas Casas da Baixada.