Pular para o conteúdo

SP capacita profissionais para situações de emergências químicas durante a Copa de 2014

Curso, que será ministrado hoje, contará com a participação de profissionais da FIFA, do GRAU e de hospitais públicos do Estado

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com  Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental),  está realizando um curso para capacitação de profissionais que atuarão nos grupos de resgate e atendimento a possíveis vítimas de acidentes químicos. Além de profissionais da Fifa e do Grau (Grupo de Resgate a Urgências e Emergências da Secretaria), também participam do curso médicos e enfermeiros do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, da Unicamp, do Hospital Santa Marcelina, do Conjunto Hospitalar do Mandaqui e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar.

O principal objetivo do curso é capacitar os profissionais para atuar em situações de desastres químicos, que envolvam contato com substâncias tóxicas, para evitar contaminações que coloquem em risco tanto a vida das vítimas como a vida das equipes de resgate envolvidas na prestação do socorro.

Através de aulas práticas e teóricas, que incluem palestras, exercícios e a simulação de possíveis acidentes para sugestão de planos de ação, os profissionais serão treinados para prevenir os acidentes, diminuir os efeitos das contaminações e agir rapidamente no processo de descontaminação.

“A capacitação dos profissionais para atuar em situações de emergências químicas, como incêndios ou explosões que liberam gases tóxicos, é fundamental para que vidas sejam salvas e, ao mesmo tempo, nenhum profissional seja contaminado durante o salvamento. E para o sucesso de qualquer ação a prevenção é sempre a palavra de ordem”, diz Maria Cecília Damasceno,  integrante do Comitê de Preparação para a Copa de 2014 da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O curso, que terá carga horária total de 14 horas, será ministrado hoje, 24 de abril, na sede da Secretaria Estado da Saúde, localizada na Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 188, Cerqueira César.

 

imagem: Paulo Cesar Alexandrowitsch