SP convoca paulistas para doarem sangue antes do feriado de finados

Objetivo é reforçar os estoques em todo o Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população paulista para doar sangue antes do feriado de Finados, no dia 2 de novembro. O objetivo é aumentar o fluxo de doações espontâneas e, assim, garantir os estoques nos hospitais.

A Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e responsável pelo abastecimento de mais de 100 hospitais da rede pública da Região Metropolitana, enfrenta situação de alerta com relação às bolsas de sangue dos fatores A-, O+ e O- e condição crítica do fator B-.

“É essencial que a população se conscientize e doe sangue antes do feriado, para evitar o desabastecimento dos hemonúcleos e hemocentros”, afirma o coordenador da Hemorrede Estadual, Dante Langhi.

O Estado de São Paulo tem 120 postos de coleta de sangue, dos quais 40 estão localizados na capital paulista.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Comemoração do dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Dia 25 de novembro foi o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em comemoração à data, a Fundação Pró-Sangue, que conta com 87% de doadores voluntários, dará uma recepção diferenciada, incluindo lanche especial, para aqueles que forem ao instituto fazer doações durante a última semana do mês. No Posto Clínicas, haverá inúmeros eventos e atrações, algumas das presenças já confirmadas são:  Coral do ICESP, da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, covers do Michael Jackson e do Elvis Presley.

No site www.saude.sp.gov.br/doesangue estão disponíveis os endereços de postos de coleta de sangue no Estado de São Paulo. Para informações sobre horários de funcionamento das unidades integradas à Fundação Pró-Sangue, basta acessar www.prosangue.sp.gov.br ou ligar para 0800 55 0300.