SP entrega 56 novas viaturas para modernizar frota do Sistema de Resgate

O governador João Doria e os secretários da Segurança Pública e da Saúde, general João Camilo Pires de Campos e José Henrique Germann Ferreira, respectivamente, entregam, na manhã desta quarta-feira (20), 56 novas viaturas para modernizar a frota e reforçar o trabalho do Sistema de Resgate do Estado de São Paulo, composto pelo Corpo de Bombeiros, pelo Grupo de Resgate (Grau) e pelo Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo. A cerimônia acontece na sede do Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste da Capital.

Para a entrega dos veículos, o Estado investiu R$ 16,9 milhões, sendo R$ 1,3 milhão pela Secretaria da Segurança Pública, para a aquisição de seis Unidades de Resgate e Salvamento Aquático (URSA), e R$ 15,6 milhões pela Secretaria da Saúde, para a compra de 60 viaturas de Unidade de Resgate (UR), das quais 50 já estão disponíveis e outras 10 serão entregues até o fim do primeiro semestre de 2019.

As 56 novas viaturas entregues nesta quarta-feira serão distribuídas regionalmente. Nove serão para a Capital, nove para a Grande São Paulo, oito para o litoral norte e sul e 30 para o interior do Estado. A distribuição das demais viaturas será definida posteriormente.

A Secretaria da Saúde adquiriu viaturas dos modelos Sprinter (Mercedes Benz) que serão utilizadas no trabalho terrestre do Resgate. Os outros dez veículos – seis Unidades de Suporte Avançado, dois caminhões do tipo roll on/roll off, uma van e uma pick-up – serão usados em casos mais graves e no transporte de medicamentos, alimentos, roupas, barracas, bem como dos profissionais e de materiais de menor porte.

Na data, também acontece a assinatura a portaria para criação do Programa de Cooperação de Bombeiros Públicos Voluntários (BPV) na Primeira Resposta às Emergências. A medida visa a expandir os serviços dos bombeiros em cidades de até 50 mil habitantes, mediante celebração de convênio entre o Estado e Município, para a criação de Brigadas Comunitárias.

Com isso, os bombeiros voluntários devidamente credenciados poderão ser empregados nas emergências que envolvam ações de combate a incêndios, busca e salvamento e resgate de acidentados, de acordo com as instruções da portaria e o comando de um bombeiro militar comunitário. Ao todo, 440 municípios paulistas poderão se habilitar ao presente programa.

Tragédia de Brumadinho e título de Bombeiro Honorário

Outro destaque previsto para o evento é a entrega da bandeira do Estado de São Paulo, hasteada pelo Corpo de Bombeiros do Estado e também pelo Grau no período em que seus profissionais estiveram em Brumadinho (MG). Ao todo, 169 bombeiros paulistas, além de oito médicos e oito enfermeiros do Grau, foram enviados ao local para auxiliar nas ações de resgate e emergências após o rompimento da barragem de uma mineradora.

Além disso, na solenidade o governador e o secretário da Segurança Pública recebem o título de Bombeiro Honorário. Instituída pelo decreto 44.160, de 1° de dezembro de 1964, a homenagem é feita às pessoas que se dedicam ao desenvolvimento da extinção e prevenção de incêndios e salvamentos, e prestam relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros.

Prêmio Magirus

Durante toda a cerimônia, ficarão expostos o troféu e o quadro do prêmio internacional “Conrad Dietrich Magirus”, da Magirus. A premiação, na qual o Corpo de Bombeiros de São Paulo saiu vencedor, aconteceu no dia 1° de março e teve como objetivo condecorar os destaques mundiais nos esforços de corporações de bombeiros de 2018. Na ocasião, o trabalho da instituição no incêndio do edifício Wilton Paes de Almeida, em maio do ano passado, foi apontado como o melhor atendimento de ocorrências.  A ação, que empenhou 1.700 profissionais, foi considerada uma das mais difíceis e perigosas efetuadas por uma equipe de Bombeiros em todo mundo.