Pular para o conteúdo

SP faz alerta para o combate ao glaucoma

Maior causa de cegueira irreversível pode ser prevenida com exames periódicos a partir dos 40 anos

O Hospital de Transplantes do Estado (antigo Hospital Brigadeiro), unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista, alerta a população para a prevenção do glaucoma.  Quando não tratada, a doença pode causar cegueira. Um dos principais fatores de risco é a pressão ocular elevada, porém outras causas podem determinar a doença como: raça (pessoas da raça negra), histórico de glaucomia na família, diabetes, uso prolongado de cortisona e pressão alta. O dia nacional de combate ao glaucoma  é comemorado neste domingo, 26 de maio.

De acordo com os especialistas, por ser uma doença silenciosa e que no início não apresenta sintomas, a maioria dos casos encaminhados ao hospital já estão com 90% da visão comprometida, sem possibilidade de recuperação. A indicação é que a partir dos 40 anos sejam realizados periodicamente exames oftalmológicos específicos para verificar o fundo do olho e pressão ocular.

O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura. É responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo. O paciente com glaucoma inicialmente sofre a perda da visão periférica, porém conserva a visão central por tempo determinado. Estima-se que no mundo 60 milhões de pessoas apresentem alguma forma de glaucoma.

O tratamento inicial para o glaucoma conta com a aplicação diária e ininterrupta de colírios. Nos casos avançados, também existem tratamentos a laser e procedimentos cirúrgicos.

“É preciso alertar a população para procurar o oftalmologista e solicite o exame de fundo de olho e pressão intraocular. Quanto mais precoce descobrirmos o glaucoma, mais fácil será para estabilizarmos a doença e assim salvarmos milhões de pessoas da cegueira irreversível”, enfatiza o oftalmologista do Hospital Brigadeiro, Luiz Gonzaga Alexandre.