SP ganha hospital inédito no SUS especializado em traumas

Serviço ocupará prédio do antigo Hospital Panamericano, na zona oeste da capital, e também abrigará a sede do GRAU, grupo de resgates do Estado

O Estado de São Paulo irá ganhar um hospital inédito na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista especializado unicamente no atendimento a traumas. Ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o novo serviço será implantado no terreno do antigo Hospital privado Panamericano, na zona oeste da capital.

Com terreno de 6,2 mil m², o novo hospital terá 9 mil m² de área construída, dividida em oito andares, incluindo o térreo. Além dos atendimentos especializados em trauma, o hospital também abrigará a nova sede do Grau (Grupo de Resgates e Atenção às Urgências e Emergência),  “tropa de elite” do resgate médico e atendimento a desastres que integra um sistema composto pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, acionado através do número 193.

O novo Hospital Estadual Especializado em Traumas vai operar com a expertise do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, maior hospital escola da América Latina, e será uma das unidades que irão compor a nova rede de hospitais de trauma que será implantada em todo o Estado de São Paulo

Referência de atendimento principalmente para as zonas oeste, central e sul da capital, o novo hospital também atenderá vítimas de traumas das rodovias Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera e Régis Bittencourt.

No total, foram investidos pelo governo do Estado R$ 37,2 milhões somente para a desapropriação do terreno.   A previsão é que as obras de adequação do espaço físico para implantar o hospital sejam iniciadas já no primeiro semestre de 2015.

“Além de ser um dos principais causas de mortalidade por causas externas nas faixas etárias de um a 29 anos no Estado de São Paulo, os traumas também são responsáveis por muitos casos de incapacidades físicas, temporárias ou permanentes. A proposta do novo serviço é concentrar, em um único hospital, toda a estrutura e equipes altamente especializadas para prestar assistência de primeira linha às vítimas”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O novo Hospital Estadual Especializado em Traumas será implantado na rua Vitorino de Carvalho, 78, Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo.