Pular para o conteúdo

SP ganha primeiro AME exclusivo para idosos

Unidade ambulatorial do governo do Estado oferecerá atendimento em 21 especialidades para com 60 anos ou mais da zona oeste da capital

O governador Geraldo Alckmin inaugura nesta sexta-feira, 17 de junho, o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Estado de São Paulo voltado exclusivamente para a população idosa.

O “AME Idoso”, situado no bairro da Lapa, zona Oeste da capital paulista, contará com atendimento em 21 especialidades médicas e não-médicas (veja todas abaixo) e equipe multidisciplinar voltada para o público a partir dos 60 anos de idade. A unidade será gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O serviço, totalmente adaptado para facilitar o acesso aos idosos, receberá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da região oeste, que atendam aos critérios de admissão.

Com investimento total de R$ 10,7 milhões para obras e equipamentos, o AME também contará com serviços de assistência social e reabilitação que serão implantados de forma gradativa. Ao atingir plena capacidade, o ambulatório do governo do Estado poderá realizar mais de 136 mil atendimentos anuais, entre consultas médicas e não-médicas, cirurgias ambulatoriais, exames, atendimentos de odontologia e atendimentos em grupo.

“O envelhecimento populacional e o aumento da proporção de idosos na população é uma realidade, e a zona oeste da capital paulista é uma das regiões com elevada presença dessa faixa etária na capital. Por isso a preocupação em oferecer um atendimento ambulatorial especializado e assistência especializada para esse público, com instalações modernas e equipe altamente especializada”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O AME Idoso Oeste faz parte do programa “São Paulo – Amigo do Idoso”, baseado no projeto “Envelhecimento”, da Organização Mundial de Saúde (OMS). O serviço fica na Rua Roma 466, Lapa. O horário de funcionamento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Especialidades médicas:

Cardiologia, Dermatologia, Geriatria, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Reumatologia, Urologia.

Especialidades não médicas:

Assistência Social, Arteterapia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional.

Serviço de Apoio Diagnóstico:

Audiometria, Colposcopia, Dioptria, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Fundo de Olho, Holter, Mapa, Nasofibroscopia, Odontológico, Pressão Intraocular, Raio-X Simples, Teste Ergométrico, Ultrassonografia Simples e com Doppler.