SP leva prevenção e autoestima em ações itinerantes no Outubro Rosa

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo leva, durante todo o mês, por diversas localidades, duas ações itinerantes: o programa “Mulheres de Peito”, por meio do qual quatro carretas-móveis circulam o Estado ofertando mamografias, com foco no rastreamento e diagnóstico precoce da doença; e o “Banco de Perucas Móvel”, parceria inédita que viabiliza a doação de perucas às pacientes em tratamento contra o câncer. Conheça mais sobre cada iniciativa e a respectiva programação, a seguir.

“Banco de Perucas Móvel”

No calendário de atividades do Outubro Rosa, um “tour” com o “Banco de Perucas Móvel” foi programado para percorrer hospitais estaduais localizados em diversas cidades paulistas. O trabalho inédito é promovido por meio de parceria com a Sociedade Assistencial Bandeirantes (Instituto Sab) e a ONG Organização Não Governamental (ONG) Cabelegria.

Cerca de 500 perucas serão doadas a pacientes com câncer, em tratamento em serviços de saúde vinculados à Secretaria. O veículo móvel, equipado como salão de beleza, iniciou as atividades em 4 de setembro, no Hospital  Infantil Darcy Vargas, passando também pelos hospitais Guilherme Álvaro, em Santos e Brigadeiro, na capital. A parada atual é o Hospital Heliópolis, localizado na zona Sul da capital. (veja programação a seguir)

Até novembro, o programa percorrerá outras unidades hospitalares, com doações de cabelo e entrega de perucas aos pacientes (internados ou não) que passam por tratamento quimioterápico. Pacientes em atendimento ambulatorial em serviços públicos de saúde interessados também devem apresentar o cartão SUS, laudo médico atualizado (com validade de até 5 meses), RG e comprovante de tratamento (agendamento da sessão de quimioterapia, por exemplo).

O “Banco de Perucas Móvel” é também um ponto de coleta de doações de cabelo para confecção das perucas. Não é possível realizar o corte no veículo, mas os interessados podem comparecer e doar mechas com 20 cm, no mínimo. É fundamental que o cabelo esteja completamente seco, e o banco aceita também fios com química ou coloração. A orientação é amarrar a mecha e acondicionar em saco plástico. As doações também podem ser enviadas pelos Correios (endereço no final do texto). Os(as) doador(as) recebem um certificado e, por isso, é importante colocar, em papel, nome completo, número do CPF e endereço com CEP.

Carretas de mamografia – “Mulheres de Peito”

As quatro carretas do programa estão circulando o Estado, com a oferta de exames de mamografia gratuitamente para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, sem necessidade de apresentar pedido médico. Pacientes fora dessa faixa etária também podem receber atendimento, desde que tenham em mãos um pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular.

Durante outubro, três veículos estarão estacionados na capital: um no Largo Senador Morais Barros, região do Brás, até 15 de outubro; outro na Arena Corinthians, em Itaquera, até 1º de novembro; e outro em frente a Subprefeitura Jaçanã/Tremembé, na avenida Luis Stamatis, até 18 de novembro. Até o dia 11 de outubro, a quarta carreta estará na Grande São Paulo, na Av. Tamboré, 1603, região de Barueri.

As carretas terão várias paradas pelo interior do Estado, passando por Bauru, Lutécia, Cruzália, Chavantes, Ribeirão Corrente, Macaubal. (confira a relação de endereços abaixo).

O serviço está disponível das 9h às 18h de segunda a sexta-feira.

Desde o início de 2014, as carretas já realizaram mais de 135 mil exames, sendo 134.801 mamografias, 5.487 ultrassonografias de mama, 601 biópsias de mama e encaminharam 1.719 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. Também já percorreram cerca de 180 localidades em SP.

Além das unidades móveis, o programa possui um callcenter para realiza agendamento de mamografias no mês de aniversário, para mulheres na mesma faixa etária. A previsão é que a o exame seja realizado ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso. Para fazer o agendamento basta ligar para o número 0800-7790000. O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Desde 2014, foram feitos mais de 60,6 mil agendamentos via 0800.

Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.Programação – Carretas da mamografia:

• 25/9 a 11/10 – Barueri

Local: Avenida Tamboré, 1603 – Alphaville

• 02/10 a 14/10 – Jaú

Local: Avenida João Ferraz Neto, 201 – Centro

• 10/10 a 14/10 – Lutécia

Local: Rua Albino Giroto, s/n – Centro

• 10/10 a 14/10 – Cruzália

Local: Rua José Soares Cassiano, 620 – Jardim Santo Ângelo

• 13/10 a 15/10 – Brás

Local: Largo Senador Morais Barros, 75 – São Paulo

• 16/10 a 4/11 –  Itaquera