Pular para o conteúdo

SP leva profissionais de Saúde a universidades no Dia Mundial Sem Tabaco

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza nesta quinta-feira, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, a campanha “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”, com a finalidade de orientar a população sobre os malefícios causados pelo uso da substância.

Haverá ênfase na conscientização entre estudantes de universidades paulistanas, por meio de palestras e orientações, além da realização de testes para medição do nível de monóxido de carbono no pulmão (através do monoxímetro), encaminhamento para tratamento, quando necessário. Especialistas do Cratod estarão no Campus Vergueiro da Unip (Universidade Paulista), das 8h30 às 12h, e no Campus Vergueiro da Uninove (Universidade Nove de Julho), das 9h às 13h (confira abaixo os respectivos endereços).

“O Dia Mundial sem Tabaco é uma data que nos auxilia a apresentar a população, o mal que seu uso pode causar à saúde”, afirma Sandra Marques, coordenadora do Programa de Tabagismo Estadual.

As ações contam com a parceria das universidades envolvidas e da Prefeitura de São Paulo.

Nos dias 29 e 30 de maio, o Cratod também realizou a 72ª Capacitação dos Profissionais de Saúde do Estado para Abordagem e Tratamento do Tabagismo. Cerca de 100 profissionais foram capacitados.

Lei Antifumo

Balanço da Secretaria aponta que desde agosto de 2009 até o momento, foram realizadas mais de 1,7 milhão de inspeções e aplicadas 3,7 mil autuações no Estado de São Paulo, referentes à Lei Antifumo estadual. O índice de cumprimento da legislação é de 99,7% dos estabelecimentos vistoriados.

A Lei Antifumo proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais total ou parcialmente fechados. O valor da multa por descumprimento à lei é de R$ 1.253,50, e dobra em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas, e na quarta o fechamento é por 30 dias. As queixas podem ser feitas pelo telefone 0800-771-3541.

Programação:

31/05

Orientações aos universitários sobre os prejuízos relacionados ao Tabaco. Além de orientações de profissionais, os usuários passarão por testes para medição do nível de monóxido de carbono no pulmão (através do monoxímetro), encaminhamento para tratamento e palestras com Dr. Hermano Tavares e Dr. João Paulo Becker Lotufo. Ação em parceria com a Prefeitura (Coordenação de Atenção Primária à Saúde).

Horário: 8h30 às 12h

Local: UNIP- Campus Vergueiro, Rua Apeninos, 267- Aclimação

Orientações aos universitários sobre os prejuízos relacionados ao Tabaco. Além de orientações de profissionais, os usuários passarão por testes para medição do nível de monóxido de carbono no pulmão (através do monoxímetro), encaminhamento para tratamento e palestra com Stella Martins, especialista do Incor, sobre Narguilé e cigarro eletrônico. Ação em parceria com a Uninove.

Horário: 9h às 13h

Local: UNINOVE – Campus Vergueiro, na R. Vergueiro, 235/249 – Aclimação