Pular para o conteúdo

SP mobiliza 25 mil agentes em Semana Estadual contra a Dengue

Entre os dias 23 e 27 de novembro, haverá ações de alerta, combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti em todo o Estado de São Paulo

Entre os dias 23 e 27 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), promove a “Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue.

O objetivo da campanha é conscientizar os gestores municipais e a população, em geral, sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

No total, cerca de 25 mil agentes de saúde, municipais e estaduais, participarão das ações que serão organizadas pelas prefeituras com base nas características e peculiaridades de cada município.

Estão previstos mutirões para eliminação de criadouros do Aedes Aegypti, campanhas de conscientização em espaços públicos, escolas e junto aos meios de comunicação sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, panfletagem, palestras e divulgação de informações sobre sinais e sintomas da doença, entre outras ações.

Segundo dados preliminares informados pelos municípios ao Sinan (Sistema Nacional de Agravos de Notificação), até o dia 30 de outubro, foram confirmados 630.021 casos autóctones de dengue no Estado.

“O combate à dengue requer esforços do poder público em parceria com a população, uma vez que 80% dos criadouros do mosquito estão no interior das residências. Esta semana especial será um importante alerta para mobilizar as pessoas em torno do enfrentamento da doença e da guerra contra o Aedes Aegypti”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Desde janeiro, a Secretaria vem encaminhando agentes estaduais da Sucen para apoiar os municípios de diferentes regiões do Estado em ações de nebulização, além do envio de máquinas pesadas.

Em setembro, a pasta promoveu, na capital paulista, um grande encontro estadual sobre dengue para o qual foram convidados prefeitos e secretários municipais de saúde dos 645 municípios paulistas.

O evento teve como objetivo alinhar com todos os municípios do Estado estratégias conjuntas de enfrentamento dadengue e estreitar a articulação entre os órgãos. Foi definida a contratação de mais 500 agentes da Sucen, totalizando 1.000, para apoiar as ações das prefeituras.