SP mobiliza 3,5 milhões de alunos no combate ao Aedes aegypti

As Secretarias de Estado da Saúde e da Educação realizam nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, atividades especiais nas 5,3 mil escolas estaduais de SP voltadas à conscientização e engajamento dos alunos no enfrentamento ao Aedes aegypti.

A finalidade é mobilizar os estudantes para que levem orientações e coloquem em prática, com suas famílias, amigos e vizinhos, as medidas para eliminar criadouros do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Unidades estaduais de toda a rede educacional foram convidadas (confira abaixo os endereços das unidades citadas). Entre as 11h e 16h, alunos da Escola Prof. Milton da Silva Rodrigues, localizada na Freguesia do Ó, poderão ver, com lupas, as fases de evolução do Aedes (ovos, larvas, pupas e adultos), numa exposição montada e apresentada pela Sucen (Superintendência Controle de Endemias), que também distribuirá panfletos com orientações sobre prevenção. Além disso, será lançado o projeto Crotolária, nome de um tipo de flor que atrai libélulas, predadoras naturais do Aedes.

Estande sobre as fases do mosquito também será montado pela Sucen em Ribeirão Preto, com apoio da ‘Patrulha da Saúde’ da Escola Jardim Paiva II, às 13h30. No mesmo horário, atividade similar acontece na Escola Cardeal Leme, de São José do Rio Preto, onde vídeos sobre o desenvolvimento do mosquito também serão exibidos.

A Escola Narciso da Silva Cesar, de Araraquara, vai ensinar seus alunos a fazer um repelente natural e dinâmicas com os alunos, e às 13h30 poderão visitar um estande com amostras do Aedes. Em Andradina, também na região Noroeste de SP, a escola Profª Alice Marques da Silva Rocha vai finalizar a pintura de seu muro com desenhos e textos dos alunos sobre o tema “combate à dengue”, além de promover no decorrer do dia workshops, oficinas, exposição de mosquitos, esquetes e jogos educativos como o Show/Xô Dengue, de perguntas e respostas sobre o Aedes.

Na cidade de Bauru, o projeto “Patrulha Joga contra Dengue”, da Escola Prof. José Aparecido Guedes de Azevedo, reúne no decorrer do dia cerca de 50 professores e funcionários para ajudar os mais de 500 alunos num trabalho de ‘caça’ ao mosquito dentro e fora da escola. Ainda haverá apresentações culturais, elaboração de repelentes com essência de citronela, pesquisas e exposição sobre o Aedes e desfile da fanfarra para chamar a atenção sobre o tema.

Em Barretos, a partir das 13h30, os alunos da Escola Valois Scortecci farão uma passeata com cartazes na praça da Igreja Mini Basílica, distribuindo folhetos em estabelecimentos e residências da região. Uma grande fantasia do Aedes será feita com bexigas pretas e brancas e a Sucen também estará presente com uma exposição das fases do mosquito.

“O envolvimento dos alunos da rede é imprescindível para o sucesso da mobilização. Os estudantes são importantes fontes de multiplicação de conhecimento e fundamentais para que a gente consiga consolidar hábitos simples que ajudam a prevenir a proliferação do mosquito”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva.

Todas as ações são parte do Plano Estadual para enfrentamento do mosquito, que engloba ações integradas entre as Secretarias da Saúde, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, Defesa Civil, Artesp (Agência de Transporte do Estado de SP), com apoio das prefeituras e da população paulista.

Neste sábado (16), a Semana Especial de Mobilização se encerra com um ‘Dia D’ de trabalho coletivo nos parques estaduais, que passarão por varreduras e eliminação de potenciais focos de proliferação num trabalho conjunto das equipes da Sucen, Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Desde segunda-feira (11), a pasta intensificou as estratégias de combate ao Aedes, inclui visitas técnicas em serviços de saúde, videoconferências e capacitações de profissionais de saúde para manejo clínico de pacientes com suspeita de dengue.

“Nesse quinto dia de trabalho integrado, Saúde e Educação trabalham juntas para orientar os alunos no combate ao Aedes aegypti. O ambiente educacional favorece a troca de conhecimento e o envolvimento dos estudantes em práticas que ultrapassam os muros das escolas. Esperamos que eles contribuam para levar tudo que aprenderem nessa sexta-feira para suas casas, bairros e cultivem hábitos preventivos em suas vidas”, declara o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

No mês de janeiro foram registrados 4.595 casos confirmados de dengue. Dez cidades concentram 77,4% dos casos de dengue confirmados e somam 3.507 casos. A saber: Andradina (1.250 casos); Bauru (945); Araraquara (490); São José do Rio Preto (231); Barretos (155); São Joaquim da Barra (120); Agudos (118); Palestina (98); São Paulo (86) e Ribeirão Preto (68).

Endereços das escolas citadas, por cidade:

São Paulo

Escola Estadual Prof. Milton da Silva Rodrigues