Pular para o conteúdo

SP moderniza Hospital Guilherme Álvaro e contrata 110 novos funcionários

Obras irão alterar fluxo de atendimento, com prioridade para os casos mais graves; profissionais irão atuar na nova UTI coronariana da unidade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá reformar e modernizar o Hospital Guilherme Álvaro, incluindo o seu pronto-socorro. O objetivo das obras, que começam em 1º de março, terça-feira, é adequar o setor e melhorar a qualidade da assistência oferecida à população. O investimento total será superior a R$ 30 milhões.

Durante a reforma, em razão da limitação do espaço físico, o atendimento realizado no PS do Guilherme Álvaro será readequado para garantir assistência aos casos mais graves e gravíssimos, sobretudo de pessoas levadas pelos serviços de Resgate e Samu e daquelas encaminhadas ao local por outros serviços de saúde via central de vagas.

Além disso, as gestantes de alto risco ou em trabalhado de parto e pacientes da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e do pós- também terão assistência garantida no PS do hospital, caso seja necessário.

Já os casos de baixa complexidade, conforme acordo já firmado com os municípios da região, serão absorvidos pelas unidades de saúde municipais (conforme lista que segue abaixo).

Na primeira fase da obra será realizada a reformulação das áreas de observação masculina e feminina e dos leitos de isolamento, além de pintura geral. Também serão reformados os banheiros, com a troca de azulejos, pisos, louças e metais.

A segunda fase incluirá obras maiores de reforma e modernização do PS, ambulatório, portaria e centro cirúrgico, além da adequação do centro obstétrico. No total, 4.005 metros quadrados do HGA serão reformados. A previsão é que as obras sejam concluídas em três anos.

Reforço de pessoal

Para reforçar o quadro de recursos humanos do Hospital, que atualmente conta com 1,3 mil profissionais, também serão contratados mais 110 funcionários, dos quais 20 enfermeiros, 10 fisioterapeutas, 74 técnicos de enfermagem e seis oficiais de saúde.

Esses profissionais, remanescentes de concursos públicos já realizados pelo hospital, atuarão, em sua maioria, na nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Coronariana a ser implantada no HGA, mas também irão reforçar o atendimento em outros setores da unidade.

Os novos contratados chamados pelo setor de RH do hospital já nos próximos dias, para escolha de vaga e definição de jornada de trabalho. A expectativa é que estejam atuando no hospital até junho.

Referência de atendimento para os nove municípios que compõem a região da Baixada Santista, sobretudo em oncologia clínica e cirúrgica para adultos e em partos de alto risco, o Hospital Guilherme Álvaro realiza, em média, 2 mil atendimentos por mês somente em seu pronto socorro.

Abaixo, seguem as unidades, divididas por municípios, que serão referência de atendimento para os casos avaliados como de baixa complexidade.

 

Santos:

P.S. Central – Av. Cláudio Luiz da Costa, 208, Embaré

P.S. Zona da Orla/Intermediária – Praça Visconde de Ouro Preto, s/n, Macuco

P.S. da Zona Noroeste – Rua Agamenon Magalhães, s/n, Castelo

 

Praia Grande:

P.S. Central – Av. São Paulo, 1014, Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce)

P.S. Quietude – Av. Ministro Marcos Freire, s/n, Quietude

UPA Doutor Charles Antunes Bechara – Av. Corretor de Imóveis, s/n, Samambaia

 

Cubatão:

P.S. Central – Av. Nove de Abril, 2800 –Vila Nova

UPA – Rua João Veiga, s/n, Parque São Luiz

 

Peruíbe:

UPA – Av. Luciano de Bona, 2055, Centro

PS. de Peruíbe – Av. São João, 438

 

São Vicente:

Unidade de Emergência – Av. Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio Campos Filho, s/n, Parque das Bandeiras

CREI – Unidade Emergencial de Humaitá

CREI – Unidade Emergencial da Cidade

 

Guarujá:

P.S. Santo Amaro – Rua Quinto Bertoldi, 40, Vila Maia

UPA Rod

UPA  Rodoviária – Av. Santos Dumont, 995                                  

UPA  Enseada – Av. Dom Pedro I, s/n

UPA  Vicente de Carvalho – Rua São João, 111, Pae cará

UPA  Perequê – Estrada Bertioga, Km 08

 

Itanhaém:

UPA – Rua José Ernesto Bechelli, s/n, Jardim Sabaúna

 

Mongaguá :

P.S. Agenor de Campos  – Av. Nossa Senhora de Fátima, 200, Agenor de Campos

P.S. Central – Av. São Paulo, 3288, Vera Cruz

 

Pedro de Toledo:

P.S.  – Av. Coronel Raimundo Vasconcelos, 365, Centro