SP reabre Museu de Saúde Pública com exposição sobre grandes epidemias

SP reabre Museu de Saúde Pública com exposição sobre grandes epidemias

Mostra aborda, a partir desta quarta-feira, a história de doenças como Aids, meningite, peste bubônica, varíola e gripe; local ficou fechado por 5 anos

O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, no Bom Retiro, região central de São Paulo, será reaberto ao público nesta quarta-feira, 13, às 12h30, com a exposição “As Grandes Epidemias”. O museu integra o Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo.

O local, que esteve fechado nos últimos cinco anos, traz objetos pessoais, fotos, depoimentos e vídeos do sanitarista Emílio Ribas e do Desinfectório Central, além de imagens e cartazes utilizados para a prevenção de doenças nos meados do século 20.

Além da exposição fixa, o público poderá visitar a exposição temporária “As Grandes Epidemias”.  Os visitantes poderão conhecer a história de doenças como Aids, meningite, peste bubônica, varíola e gripe, entre outras. A mostra tem como objetivo informar e dialogar com os visitantes sobre como funcionam os processos de transmissão, prevenção, tratamento e cura das doenças.

Ao longo do dia de estreia, os visitantes terão a oportunidade de participar também das atividades educativas promovidas pelos profissionais do museu e dos debates “Cinema, ciência e saúde” e “Literatura, ciência e saúde”. Às 10h30, acontecerá a mesa “Epidemias: pesquisa, políticas públicas e história”, que será composta por gestores públicos da área de controle de doenças, pelo diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, que falarão sobre a inserção institucional frente às demandas de saúde pública, além do pesquisador Claudio Bertolli, da Unesp, e Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, envolvido diretamente com a produção científica no enfrentamento de doenças, como a dengue.

O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas fica na Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro. A visitação acontece de terça a quinta-feira, das 10h às 16h30. Para mais informações ou agendamento de visitas, acesse o site: www.butantan.gov.br.

Crédito da imagem: Acervo Instituto Butantan.

COMENTÁRIOS