Pular para o conteúdo

SP realiza programação especial contra hepatites no ‘Julho Amarelo’

 

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo programou uma série de atividades de conscientização, prevenção e testagens de hepatites virais na capital.

As ações, gratuitas, acontecem entre os dias 15 e 27 de julho na Casa das Rosas, Palácio do Governo, Centro de Convenções, Terminal Jabaquara e Paróquia São Joaquim, no Cambuci. Serão oferecidas orientações sobre prevenção e testes rápidos contra as hepatites B e C para colaboradores e população. (Confira a programação completa abaixo)

No dia 25, cerca de 200 profissionais de saúde deverão participar da  Jornada do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais B e C, voltada para pessoas que atuam na área da saúde e tenham interesse no assunto.

As atividades organizadas pela pasta visam incentivar a prevenção, pois, nos últimos anos, houve aumento no número de notificações de casos de Hepatite C, que passou de 4,9 mil, em 2014, para 7,6 mil, no ano passado. Por outro lado, os casos de Hepatite B 3,7%, no período, com 3 mil casos em 2016, contra 3,2 mil três anos atrás.

“A iniciativa visa orientar a popular acerca das hepatites virais, com o objetivo de prevenir e informar sobre a importância do diagnóstico precoce”, afirma Sirlene Caminada, diretora do Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria.

As testagens ocorrerão em parceria com a Paróquia São Joaquim e com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por diferentes vírus, uso de remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.  As hepatites virais B e C são provocadas por diferentes vírus e podem ser transmitidas através de relações sexuais, compartilhamento de seringas, agulhas ou uso de materiais para higiene pessoal, como lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam. A B também pode ser transmitida de mãe para o filho durante o parto.

Informações sobre local para realizar o teste de hepatite durante todo o ano podem ser consultadas por meio de ligações para o Disque DST/Aids: 0800 162 550.

Programação:

15/07

Aconselhamento, orientações sobre prevenções e testes rápidos de hepatite C para a população

Local: Paróquia São Joaquim  – Av. Lacerda Franco, 02, Cambuci

Horário: das 9h às 13h

17/07

Aconselhamento, orientações sobre prevenções e testes rápidos para a população

Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37

Horário: das 10h às 15h

20 e 21/07

“Fique Sabendo” – Aconselhamento, orientações sobre prevenções e testes rápidos para colaboradores

Local: Palácio dos Bandeirantes

Horário: das 9h às 16h

22/07

Aconselhamento, orientações sobre prevenções e testes rápidos de hepatite C para a população

Local: Paróquia São Joaquim  – Av. Lacerda Franco, 02, Cambuci

Horário: das 9h às 13h

25/07

Jornada do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais B e C

Local: Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600

Horário: das 8h às 14h

27/07

Testagem para hepatite C e orientações para a população no Terminal Jabaquara – Plataforma A

Horário: das 9h às 15h