Pular para o conteúdo

SP registra 30 casos confirmados para coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde registra nesta quarta-feira (11) 30 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19) em SP. Destes, 29 residem na Capital e 1 em Santana do Parnaíba.

Os novos casos registrados hoje têm histórico de viagem a países com transmissão local do vírus ou contato com pessoa com COVID-19. Estão estáveis e em isolamento domiciliar.
O Estado também registra 263 casos suspeitos e 320 descartados.

Pandemia

Hoje (11), a Organização Mundial de Saúde classificou como pandemia o cenário da doença pelo mundo, conceito usado quando são registrados casos em todos os continentes. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou quanto ao uso do tema: “Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários. A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer”. No Brasil, a definição das políticas públicas federais compete do Ministério da Saúde.

“Desde o início do ano, o Estado de São Paulo tem desenvolvido medidas de monitoramento, prevenção e preparo da rede para enfrentar o COVID-19. Conta com um Centro de Contingência específico para isso, além de ter instalado o COE-SP (Centro de Operações de Emergências) ainda em janeiro, antes da confirmação do primeiro caso na Capital. Estamos articulados com o Ministério e Prefeituras, somando esforços para proteger e assistir a população. Continuaremos atentos, dedicados e preparados para diagnosticar e atender casos suspeitos e confirmados da doença”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Dicas de prevenção:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Combate às fake news

O Governo do Estado possui um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus. Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.