SP reúne mais de 400 médicos oncologistas em simpósio inédito

Evento promovido pelo Instituto do Câncer vai abordar o diagnóstico precoce e o desenvolvimento técnico-cientifico dos profissionais do SUS;

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da Secretaria de Estado da Saúde, ligada a Faculdade de Medicina da USP, realiza o primeiro Simpósio Paulista de Oncologia, nos dias 18 e 19 de setembro, entre 8h e 14h, no Centro de Convenções Rebouças, localizado na zona Oeste da capital. A iniciativa, em parceria com o Comitê Estadual de Referência em Oncologia do Estado de São Paulo, busca incentivar a integração e o desenvolvimento técnico-científico de todos os profissionais envolvidos no tratamento do câncer nos hospitais da rede pública do Estado.

Estarão presentes mais de 400 médicos oncologistas especializados em ginecologia, urologia, aparelho digestivo, hematologia, pediatria e cuidados paliativos, além de 200 profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia e reabilitação, que participam ativamente de todas as fases de tratamento e cuidado do paciente com câncer.

Para abordar com profundidade os diferentes temas da oncologia atual, incluindo as novas técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, vacinas e os fatores de risco para cada tipo de tumor, por exemplo, o evento foi estruturado em sessões plenárias e multidisciplinares, com agendas específicas para cada especialidade.

O evento busca também, de forma inédita, estimular a pesquisa clínica, favorecendo o acesso de pacientes a novos protocolos de tratamento nos hospitais do SUS paulistano. Junto ao Icesp, participam da organização do Simpósio mais 13 grandes centros de tratamento oncológico de São Paulo: AC Camargo Cancer Center, Centro Infantil Boldrini, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graac), Hospital Amaral Carvalho de Jaú, Hospital de Base de São José do Rio Preto, Hospital de Câncer de Barretos, Hospitais das Clínicas de Ribeirão Preto e de Marília (HCFMRB e HCFAMEMA), Hospital Santa Marcelina, Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), Instituto de Tratamento de Câncer Infantil (Itaci), Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Nosso objetivo principal é discutir a terapia integrada em oncologia, no diagnóstico e no tratamento Inicial, que reflete um dos maiores desafios do tratamento do câncer: trabalhar de forma eficiente os recursos disponíveis nos diferentes hospitais da rede”, destaca o oncologista diretor geral do Icesp Paulo Hoff.

O Centro de Convenções Rebouças fica na Avenida Dr. Enéas de Carvalho, 25 – Cerqueira César. A programação completa do Simpósio Paulista de Oncologia está disponível em www.sponco.org.br.