Pular para o conteúdo

SP vai repassar R$ 2,5 mi extras à Santa Casa de Araçatuba

Recurso do Governo do Estado é destinado à aquisição de um novo equipamento de hemodinâmica para a unidade

 A Secretaria de Estado da Saúde vai repassar R$ 2,5 milhões extras à Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, referência na assistência de média e alta complexidade na região. O convênio será assinado nesta segunda-feira, 14 de maio.

“Este valor repassado para a Santa Casa é destinado para a compra de um aparelho de hemodinâmica que a unidade precisava e é muito importante para os pacientes da região. O hospital faz um grande trabalho”, ressalta Márcio França.

Com isso, será possível ampliar a oferta de cateterismos, angioplastias e arteriografias, utilizados no tratamento de pacientes com problemas cardíacos. Além disso, o hospital estará apto a solicitar o credenciamento para realização de procedimentos endovasculares, que permitem a redução do período de recuperação do paciente pós-procedimento e a redução do período de internação hospitalar.

“O equipamento é vital, pois responde à demanda de um 1 milhão de habitantes e atende 43 municípios, em casos de acidentes coronarianos agudos. O aparelho dá a oportunidade ao paciente de se salvar de um infarto agudo do miocárdio”, explica o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, Sérgio Smolentzov.

A Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba já possui uma hemodinâmica de menor porte e realiza, mensalmente, mais de 180 procedimentos, contabilizando a oferta de cateterismo, angioplastia e artieriografia. Entre janeiro e abril deste ano, foram 132 arteriografias, 476 cateterismos e 142 angioplastias.

         A Secretaria mantém convênios com a entidade, por meio de programas como o Santas Casas SUStentáveis e Pró-Santas Casas, por meio dos quais o Governo do Estado faz repasses voluntários para auxílio nos atendimentos da unidade, além do que ela já recebe pelo atendimento realizado aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Desde 2014, foram repassados 95,3 milhões à Santa Casa de Araçatuba, e outros 46,7 milhões ainda serão repassados até o próximo ano.