Pular para o conteúdo

Sustentabilidade é um dos compromissos do Butantan

O conceito de “sustentabilidade ambiental” foi introduzido inicialmente em 1987 pela WCED (World Commission on Environment and Development), uma comissão formada por membros da ONU (Organização das Nações Unidas) com o intuito de unir países em torno do desenvolvimento sustentável.

Hoje, a definição de sustentabilidade pode ser entendida como a manutenção do equilíbrio ao longo do tempo. Ou seja, é a capacidade de conseguir suprir as necessidades humanas atuais, do presente, sem que sejam afetadas as habilidades das gerações futuras de fazer o mesmo, de suprirem as suas próprias necessidades.

O Instituto Butantan, no desempenho de suas atividades, com notória atuação na pesquisa, produção e difusão cultural, resulta no alto consumo de recursos naturais além de diversos impactos socioambientais.

Diante disso, faz se necessária adoção de medidas fundamentadas no princípio da responsabilidade socioambiental, visando à prevenção de impactos ambientais, o uso racional dos recursos naturais no desenvolvimento das atividades do Instituto Butantan e o fortalecimento de sua imagem.

Em busca do fortalecimento das práticas sustentáveis a área de Segurança do Trabalhado e Meio Ambiente do Instituto Butantan vem desenvolvendo ações para prevenção de impactos ambientais e o uso racional dos recursos naturais nas seguintes áreas de atuação: