Pular para o conteúdo

Tattoo Week 2014 tem testes grátis de HIV, sífilis e hepatite

 Estimativa da Secretaria é realizar 2.400 exames até domingo, no Expo Center Norte; resultados são sigilosos e sairão em cerca de uma hora

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoverá testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C durante o 4º Encontro Internacional de Tatuadores e Body Piercings do Brasil. O evento começa nesta sexta-feira, 18 de julho, e termina no domingo, dia 21, no pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista.

A expectativa é realizar 600 testes (um para cada patologia), num total de 2.400 exames. A ação conta com 50 profissionais entre enfermeiros, biologistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids. Os testes são simples, rápidos e indolores e realizados com privacidade e sigilo. Os resultados dos quatro testes ficam prontos por volta de uma hora após a coleta.

Para a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP, Maria Clara Gianna, a ação também serve para difundir informações sobre prevenção. “O HIV, sífilis e hepatites podem ser transmitidos por meio de equipamentos mal esterilizados, usados para fazer tatuagens e colocação de piercings”, observa.

Durante o evento, serão distribuídos 21 mil preservativos masculinos, 4 mil preservativos femininos e 4 mil sachês de gel lubrificante. Os testes que serão feitos no evento também estão disponíveis, sem nenhum custo, em toda a rede pública de saúde. Informações sobre os locais podem ser obtidas pelo 0800-16-25-50.