Pular para o conteúdo

Técnica avançada com ultrassom auxilia diagnósticos no Instituto da Criança e do Adolescente

 

Ferramenta promissora para auxiliar no diagnóstico de casos de pacientes pediátricos, a elastografia por ultrassonografia está em aplicação no Serviço de Radiologia do ICr (Instituto da Criança e do Adolescente), do Hospital das Clínicas. A técnica não é invasiva e não utiliza radiação ionizante. Sua finalidade é medir a dureza do órgão.

“Quando adoece, o órgão fica mais duro do que o habitual. A elastografia por ultrassonografia consegue medir essa condição”, esclarece a Coordenadora Médica de Radiologia Pediátrica, a Drª. Lisa Suzuki.

A técnica tem sido aplicada em exames do fígado, baço, próstata, mama e tireóide. A elastografia com ultrassonografia utiliza ondas de cisalhamento (transversais), cujo deslocamento se dá de forma perpendicular à direção de propagação. Esse efeito vai permitir a mensuração quantitativa da condição do órgão.

O equipamento foi financiado pela Fapesp – Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e tem sido utilizado também em outros órgãos como o timo, que foi objeto recente de tese de doutorado realizada no ICr.

“É um campo aberto. Há muitas pesquisas realizadas em músculo esquelético e ainda pâncreas e rins” – destaca a Drª Lisa Suzuki. “Em determinados casos, poderá no futuro substituir a biópsia, evitando procedimentos invasivos” – diz ela.

O comitê de usuários é formado pelo Prof. Dr. Uenis Tannuri (cirurgia pediátrica); Dra. Ruth (Endocrinologia); Dr. Ariel Levy (Imunologia); Dr. Gabriel Nuncio Benevides (Gastroenterologia/Hepatologia); Drª. Silvia Maria Sucena da Rocha (Radiologia); Drª. Márcia Wang Matsuoka (Radiologia) e Drª. Lisa Suzuki (Radiologia).