Pular para o conteúdo

Term. São Bernardo da EMTU recebe especialistas em nutrição para orientar sobre aleitamento materno

Nesta quarta-feira (21), enter 9h30 e 13h30, o Terminal São Bernardo da EMTU recebe técnicos em nutrição do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo estarão para explicar os benefícios e incentivar a doação de leite materno.

A ação mostrará o trabalho desenvolvido para manter o Banco de Leite Humano (BLH) da instituição, com explicações aos passageiros sobre como funciona esse serviço que salva inúmeras vidas. Serão distribuídos informativos sobre como retirar e armazenar o leite para doação, entre outras dicas.

“É fundamental encorajar e incentivar a mãe a fazer a retirada do leite. Porque esse gesto, para quem não consegue alimentar o filho em casa, faz toda a diferença”, afirma a enfermeira Karen Batista da Silva.

O BLH do hospital atende, em média, 80 bebês por mês e neste ano já alimentou 600 crianças com o produto de qualidade nutricional rigorosamente controlada. Bebês prematuros ou muito doentes são diretamente beneficiados, pois não podem ter contato direto com a mãe e necessitam dos nutrientes presentes no leite materno.

“O procedimento da amamentação deveria ser algo simples, mas não é. Por isso, é essencial falar de aleitamento materno não somente em agosto, mas durante o ano inteiro, para que todas as mães tenham conhecimento sobre essa questão”, explica o presidente do Departamento Científico do Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Dr. Yechiel Moises Chencinski.

A instituição, criada há cerca de duas décadas, contabiliza mensalmente 3.000 consultas e em 2019 já realizou mais de 1.800 partos. O hospital foi o primeiro da região do ABC a receber a “Acreditação Plena” da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que valida a prioridade no atendimento humanizado à população.

Agosto Dourado – No Brasil, a lei federal nº 13.435 de 12 de abril de 2017, deu ao oitavo mês do ano a cor dourada, criando o Agosto Dourado. O objetivo é incentivar campanhas de conscientização sobre a importância do aleitamento materno e os benefícios à saúde tanto do bebê como da mãe.

Serviço

Evento: Agosto Dourado

Local: Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo

Endereço: rua Domingo Ballotin, s/nº, Centro, São Bernardo/SP

Data: 21 de agosto, quarta-feira

Horário: das 9h30 às 13h30