Terminais da EMTU/SP promovem ações de combate a dengue e febre amarela

Terminais da EMTU/SP promovem ações de combate a dengue e febre amarela

Para alertar e instruir os passageiros sobre os riscos de doenças transmitidas por insetos, roedores e aracnídeos, tais como o Aedes aegypti, aranhas e carrapatos, a EMTU/SP promoverá cinco ações de conscientização nos terminais metropolitanos do Corredor ABD, com distribuição de folhetos informativos aos passageiros.

As enfermidades mais preocupantes causadas por arbovírus são: febre amarela, dengue, zika e chikungunya. A programação ocorre entre segunda-feira (16) e quinta-feira (19).

Na segunda-feira (16), agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Unidade de Vigilância em Saúde estarão nos terminais Diadema e Jabaquara, das 10h30 às 12h30 e das 10h às 13h30, respectivamente, para falar sobre essas doenças. Também haverá amostras de animais como ratos, pombos e baratas, os chamados animais sinantrópicos, que se adaptam para viver junto ao ser humano e que podem transmitir doenças.

O Terminal Metropolitano São Mateus recebe na terça (17) e na quarta (18), das 9h às 12h, o programa de Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) São Mateus, com distribuição de materiais informativos sobre os cuidados em relação às Arboviroses.

“Contamos com o imprescindível apoio da população, no sentido de contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, uma vez que 80% dos focos são localizados dentro das residências”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

No evento que fechará a semana, representantes do Centro de Controle de Zoonoses levarão ao Terminal São Bernardo na quinta-feira (19), das 10h às 13h30, um microscópio que permite entender e acompanhar o ciclo de vida do Aedes aegypti. O ovo se transforma em larva, depois na pupa, até chegar à fase adulta, em que o mosquito é capaz de transmitir doenças.

“É necessário que estejamos conscientes da possibilidade de combater a dengue se mantivermos os focos de prevenção. Portanto, é um trabalho de todos nós evitar que águas paradas fiquem dentro de nossas casa”, completa o Superintendente da Sucen, Marcos Boulos.

SERVIÇO

Ações de conscientização 

Data: segunda-feira (16)

– Terminal Metropolitano Diadema (Avenida Conceição, 7.000, Parque Mamede – Diadema), das 10h às 12h30
– Terminal Metropolitano Jabaquara (Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara, São Paulo), das 10h às 13h30

Data: terça-feira (17)
– Terminal Metropolitano São Mateus (Avenida Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo), das 9h às 12h

Data: quarta-feira (18)
– Terminal Metropolitano São Mateus (Avenida Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo), das 9h às 12h

Data: quinta-feira (19)
– Terminal Metropolitano São Bernardo (Rua Domingo Ballotin, s/n — Centro — São Bernardo do Campo), das 10h às 13h30

COMENTÁRIOS