Pular para o conteúdo

Terminal Jabaquara da EMTU/SP recebe campanha contra dengue nesta sexta (21)

Nesta sexta-feira (21), o Terminal Metropolitano Jabaquara receberá ações de combate ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. O objetivo é conscientizar e instruir os passageiros de como evitar os focos e consequentemente a propagação da doença. A atividade será das 10h às 15h e se repetirá no dia 28/02, no mesmo local.

Na ação, o terminal receberá os agentes da COVISA que distribuirão panfletos informativos sobre os cuidados em relação à dengue, zika vírus ou chikungunya. Além disso, a população também conhecerá as fases e ciclos da vida do mosquito, que se reproduz em locais de acúmulo de água. Os folhetos sobre o tema explicam que caso haja sinais como febre alta, dor de cabeça e dor no corpo, há chances de serem doenças ligadas à arbovirose.

De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2019, cerca de 1,5 milhão de novos casos de dengue foram registrados por todo o país. Esse número, sete vezes maior ao que foi registrado em 2018, pode ser explicado pelas mudanças ambientais e altos índices de chuvas e temperaturas.

Segundo o pesquisador Lincoln Suesdek é fundamental redobrar os cuidados. “Percebemos que o patrimônio genético do mosquito é bem rico e dinâmico, ou seja, a espécie tem grande potencial para sofrer alterações. Isso sugere que eles são muito versáteis em explorar novos ambientes e, possivelmente, contornar as nossas tentativas de eliminá-los”, fala.

Verificar periodicamente o acúmulo de água em vasos e bacias, manutenção nas piscinas, são cuidados que devem ser mantidos durante todas as estações do ano. “A contaminação é mais rara, mas pode acontecer sim”, alerta o médico Moisés Goldbaum.

SERVIÇO

Data: 21/02 e 28/02

Horário: 10h às 15h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara