Pular para o conteúdo

Terminal Jabaquara da EMTU/SP terá testagem gratuita de sífilis nesta quinta (31)

Os passageiros do Corredor ABD poderão realizar testes gratuitos de sífilis na plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara na próxima quinta-feira (31), das 9h às 15h30. A ação é resultado de uma parceria da EMTU/SP com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP.

Para o exame, é necessária a coleta de uma pequena amostra de sangue. O resultado é obtido em até 30 minutos e, caso o diagnóstico dê positivo, a pessoa é orientada e encaminhada para o tratamento. O CRT DST/Aids-SP, da Secretaria de Estado da Saúde, disponibilizará  300 kits para testagem, além de distribuir preservativos.

De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde (MS), em 2017 foram notificados 119.800 casos de sífilis adquirida, 49.013 casos de sífilis em gestantes e 24.666 casos de sífilis congênita no Brasil. Em junho de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que cerca de 6 milhões de novos casos globais são comunicados anualmente.

Sífilis – É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) exclusiva do ser humano, que é transmitida em relações sexuais sem proteção com uma pessoa infectada. A sífilis tem 98% de chance cura e pode ser tratada em dias ou semanas.

SERVIÇO

Evento – Campanha: Sífilis

Data: 31/10 (quinta-feira)

Horário: 9h às 15h30

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP