Pular para o conteúdo

Terminal São Mateus da EMTU distribui kits para testes de HIV

Nesta quarta-feira (12), Dia dos Namorados, quem passar pelo Terminal Metropolitano São Mateus poderá retirar um kit de autoteste de HIV e realizá-lo com privacidade no conforto da sua residência. Agentes do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA da Prefeitura de São Paulo estarão das 10h às 12h e das 15h às 17h distribuindo o material e orientando passageiros a como realizar o procedimento.

O kit de autoteste de HIV contém bula com instruções, lanceta (dispositivo indicado para recolher amostras de sangue), capilar (pequeno tubo) e um dispositivo. A lanceta é utilizada para furar o dedo, recolher a amostra de sangue com o capilar e pingar no dispositivo onde há uma substância reagente. O resultado aparece num período de 10 a 20 minutos.

Caso o teste dê positivo ou inconclusivo, recomenda-se a ida imediata a um posto de saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento contra a doença.

Simples e prático, a distribuição dos kits é uma iniciativa do Ministério da Saúde para que um maior número de pessoas possa ser diagnosticado, além de permitir aos cidadãos cuidarem da saúde com mais autonomia. A vantagem do autoteste é que a presença do agente não é necessária, agilizando o procedimento.

No terminal também haverá distribuição de preservativos, unidades de gel lubrificante e folhetos informativos que explicam sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e como se prevenir delas.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas sexualmente ativas realizem testes contra HIV e ISTs regularmente. Quanto mais cedo o início do tratamento menor a possibilidade de desenvolver a AIDS.

Essa ação faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP que promove eventos culturais, inclusão social e campanhas ligadas à saúde da população.

SERVIÇO

Ação: Distribuição de autotestes de HIV

Loca
l: Terminal Metropolitano São Mateus
Data: 12/06
Horário: 
10h às 12h – 15h às 17h
Endereço: 
Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP